sábado, 3 de dezembro de 2011

Melhor defesa volta às contas

Ainda ligeiramente condicionado, Mangala voltou ontem ao treino com os restantes colegas, num sinal claro de que a sua condição está cada vez melhor e bem próxima da total disponibilidade, a tempo de ser opção para o jogo com o Zenit, da próxima terça-feira. Isto não significa que o francês seja sequer convocado, até porque nesta fase foi ultrapassado por Otamendi e até Maicon, que tem jogado a lateral-direito e somou créditos junto de Vítor Pereira. Mas a notícia da recuperação quase total do francês não deixa de ser uma agradável novidade para o treinador, que depois de Iturbe viu a enfermaria perder outro cliente e passa a somar 22 activos operacionais no plantel.
Além disso, e mesmo que chame o francês apenas para o banco de suplentes, o grupo volta a poder contar com aquele que tem sido o defesa-central mais eficaz de todo o plantel. Mangala disputou seis jogos - todos na totalidade - e só uma vez sofreu golos: dois na visita ao APOEL. De resto, total imbatibilidade e segurança a toda a prova, mesmo com a sombra do teórico titular Otamendi a pairar sobre si.
Mangala cedeu o lugar ao argentino em Coimbra para que na Taça de Portugal o plantel pudesse rodar. Seguiu-se uma paragem por lesão e Otamendi aproveitou para mostrar serviço, ganhar e voltar a fixar-se. Mangala terá de aguardar por nova chance e pode recorrer aos números para tentar convencer Vítor Pereira. Em seis jogos, sofreu apenas dois golos, numa média (0,33 por jogo) muito inferior à de qualquer outro dos parceiros do eixo. Maicon, o menos utilizado dos quatro, sofre um golo por partida. Rolando tem média de 1,06 e Otamendi de 1,25. Como ontem já referimos, a melhor dupla é Mangala/Rolando.

Maicon recusa devolver a direita

A questão em torno da escolha reacende-se agora que Fucile e Sapunaru já estão a treinar a 100% há mais de uma semana. Sem a desculpa da falta de forma física, Vítor Pereira tem de optar entre o reafirmar da aposta em Maicon ou o regresso à fórmula com um lateral de raiz na direita. O brasileiro teve algumas dificuldades nos dois primeiros jogos nesse lugar, mas melhorou bastante nos seguintes, ao ponto de ter sido elogiado pela oposição que fez a Willian (Shakhtar) e Paulo César (Braga). Cada vez mais rotinado na função, Maicon recusa entregar o lugar de mão beijada e bate-se a fundo por ele. Vítor Pereira estará inclinado em valorizar esse esforço e, claro, em não mexer em equipa que ganha.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: