quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O FC Porto um a um

Álvaro Pereira 7
O maratonista levou o jogo muito a sério

Com as duas equipas a jogar à velocidade do trânsito na VCI em hora de ponta, Álvaro Pereira foi o único capaz de acelerar, serpenteando entre os adversários para abrir brechas na defesa do Estoril. Foi sempre o primeiro a chegar à bola e o mais perigoso na hora de decidir. Ora, o golo nasceu de uma arrancada sua em que foi deixando gente para trás antes de descobrir Varela à entrada da área e em carreira de tiro. Logo a seguir volta a meter a primeira e a ir à linha de fundo para um cruzamento ao segundo poste, onde James quase ampliou a contagem. E quando não havia linhas de passe, o Palito arregaçou as mangas e assumiu a finalização para mostrar aos companheiros como se devia fazer. E foi por muito pouco que não marcou.


Bracali 5
Deve ter sido mais complicado combater o frio do que os dois remates do Estoril que foram à baliza. Não se livrou de um susto já nos descontos: valeu que o remate de Moreira saiu por cima.

Maicon 5
Não estaria à espera de jogar - Danilo seria titular se o processo de inscrição fosse concluído a tempo -, tendo travado um duelo interessante com Gerso. Porém, demorou muito tempo a perceber que devia subir para apoiar os companheiros.

Otamendi 5
Carlos Eduardo foi presa relativamente fácil, pelo que quase que nem se deu por ele. Ah! Jogou no lado direito do eixo defensivo, que habitualmente pertence a Rolando.

Mangala 5
Parece uma gazela a correr e até surgiu em zonas avançadas para ganhar cantos e finalizar. O primeiro lance de perigo saiu da sua cabeça, e a bola saiu perto do poste. Pouco ou nada teve que fazer atrás.

Souza 5
A desfazer jogo, leva goleada de Fernando, mas ganha-lhe aos pontos nas transições. Aos 14' teve um bom remate de longe e pouco depois conduziu de forma exemplar um contra-ataque que seria desperdiçado por Kléber.

Defour 5
Jogou mais adiantado do que Moutinho e com ordens para descair para a direita, procurando dar a profundidade que devia ser da responsabilidade do lateral. Arrancou dois bons cruzamentos, mas não desequilibrou. Recuou para trinco antes de sair.

João Moutinho 5
Exibição intermitente, com vários passes falhados. Apareceu em jogo nos minutos finais de cada uma das partes, quando andou perto do golo. Obrigou Vagner à defesa da noite num livre directo.

Varela 7
Um grande golo e dois pormenores deliciosos sobre Steven Vitória disfarçam uma noite em que não estava brilhante. Andou entre a direita e a esquerda, sempre com muitos rodriguinhos e pouco esclarecimento. Mas, lá está, foi decisivo, quebrando um jejum de golos de mais de três meses.

James 6
Um vagabundo em campo e o único que procurou "pegar" no jogo. Enviou uma bola ao poste - beneficiando de um desvio - e antes de sair obrigou Vagner a boa intervenção.

Kléber 4
Seria o jogo ideal para recuperar confiança, mas resultou precisamente no contrário. Escondido entre os centrais, voltou a ficar em branco e a verdade é que dispôs de apenas duas ocasiões de golo contra uma equipa de divisão inferior. Em ambas, permitiu a defesa de Vagner.

Rodríguez 4
Primeira aposta para "acordar" a equipa. Pouco ou nada acrescentou ao jogo, além de não ter percebido em que posição deveria ter jogado, quando o treinador mudou a disposição do meio-campo.

Belluschi 4
Entrou para o vértice mais adiantado do meio-campo, procurando imprimir velocidade. Falhou na intenção

Iturbe 5
O Dragão queria-o mais cedo, mas só teve direito a sete minutos, suficientes para um belo movimento na zona central que culminou num remate fortíssimo a centímetros do poste.

Sem comentários: