quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"O CAMPEONATO NÃO ESTÁ RESOLVIDO"

Nélson Filipe foi o atleta escolhido para antever a 15.ª jornada do campeonato nacional de hóquei patins. O FC Porto Império Bonança visita o sempre complicado pavilhão do Candelária (sábado, 21h30 locais), mas o guardião não tem dúvidas em afirmar que os Dragões vão continuar "a ser competentes". O "conforto" dos cinco pontos de vantagem não mexe com a ambição azul e branca.

Como estão os hoquistas depois da vitória de domingo sobre o Benfica?
Estamos motivados, como sempre. O jogo do fim-de-semana passado foi realmente importante e possibilitou-nos alargar a vantagem para o adversário directo, deixando-nos numa posição mais confortável. Mas isso não significa que o campeonato esteja resolvido.

Segue-se o Candelária, um adversário habitualmente complicado...
É um jogo bastante complicado, de facto. Já o ano passado tivemos lá dificuldades. Mas o nosso objectivo passa por manter a vantagem, ou ampliá-la, se possível. Sabemos que não vai ser um jogo fácil mas vamos querer ser competentes como fomos até agora.

Como vê o momento adversário? Que estratégia vai o FC Porto Império Bonança utilizar para trazer a vitória dos Açores?
O Candelária é uma equipa que defende bem, o FC Porto é uma equipa que ataca bem… Temos um dos ataques mais concretizadores do campeonato, portanto temos que jogar com as nossas armas e ter os mesmos cuidados a nível defensivo, porque se trata de uma equipa bastante perigosa em situações de contra-ataque.

O Candelária é equipa para tirar pontos ao FC Porto?
É uma equipa que tem feito um excelente campeonato e que está inserida na Liga dos Campeões, com equipas bastante complicadas, e tem feito pontos. Por isso, pode roubar pontos ao FC Porto. O nosso objectivo é evitar isso. Vamos tentar que eles não concretizem e para isso teremos de estar concentrados e ser competentes.

Depois do jogo da época passada, ganho a trinta segundos do fim (4-3), com que espírito vão para os Açores?
O nosso espírito é tentar que o resultado se repita, mas de uma forma menos dramática.

A viagem é desgastante, perdem praticamente um dia para chegar à ilha do Pico... Isso preocupa-vos?
É um factor que pode ter alguma importância, mas esperamos que não seja determinante para o resultado final. Sabemos que é uma viagem complicada, pelo que vamos tentar evitar ao máximo o desgaste e guardar as forças para sábado.

Após a vitória sobre o Benfica e o crescimento da vantagem pontual, os jogos serão mais fáceis?
Não. Os jogos têm de ser encarados sempre da mesma forma. O nosso objectivo é ganhar o jogo no sábado e manter na segunda volta a competência e a eficácia que tivemos na primeira. Dessa forma, sabemos que atingiremos as nossas metas. Se pensarmos de outra forma pode acontecer um deslize que nos custará pontos importantes. Após o jogo com o Benfica sentimos que cumprimos o nosso papel e alargámos a vantagem, o que é importante, mas não podemos e não vamos descansar sobre esses cinco pontos.

O Caio disse que se chegassem a uma vantagem de seis pontos seria muito complicado roubarem a liderança ao FC Porto. O Reinaldo diz que não é assim tão impensável. O que pensa o Nélson Filipe?
Eu penso que temos de abordar os nossos jogos como até agora. Se o fizermos e formos tão eficazes como até este momento, esses pontos serão suficientes para os nossos objectivos. Se não for esse o pensamento, um eventual deslize pode sair-nos caro. Faltam muitos jogos, estamos a meio da corrida, e acho que não é possível anunciar um campeão a meio da prova.



in "fcp.pt"

Sem comentários: