sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

RUI GOMES APOSTA NO COLECTIVO PARA ENTRAR COM O PÉ DIREITO

A equipa Sub19 do FC Porto inicia este sábado (15h, no Mini Estádio do centro de treinos portista) a defesa do título de campeã nacional. O adversário é o SC Braga e Rui Gomes não espera facilidades. Em superflash, o técnico destacou a capacidade coletiva e o hábito de vencer como pontes fortes da formação azul e branca.

O FC Porto derrotou o SC Braga por duas vezes na primeira fase. Pode por isso esperar-se um jogo mais fácil?
Não há jogos fáceis nesta fase final. Comparativamente ao ano passado, penso que existirá mais equilíbrio. Nunca poderemos falar em jogos simples.

O SC Braga foi segundo na série do FC Porto, na primeira fase. Isso serve de aviso?
Em nenhum dos jogos com eles sentimos uma diferença enorme entre as equipas. Fomos melhores, ganhámos, mas foram jogos complicados.

Qual é neste momento a melhor equipa do escalão? Ou é difícil dizê-lo neste momento?
Neste momento é difícil. Só quando o campeonato começar e os jogos forem decorrendo é que se poderá avaliar. Quando estivermos a meio, e todos já tiverem jogado contra todos, já poderemos ter essa perspectiva do mais forte.

Que argumentos tem o FC Porto?
Temos uma equipa com qualidade individual e colectiva, habituada a vencer, com muitos jogadores que foram campeões no ano passado e há dois anos, nos Sub17. Penso que valemos muito pelo colectivo, não temos jogadores que se destaquem excessivamente pelo individualismo. O nosso trunfo passa por sermos mais equipa do que os outros, esperando que jogadores com mais capacidade para desequilibrar consigam fazê-lo.

Já teve jogadores seus a treinar com os seniores. A curto ou médio prazo, será possível que algum deles chegue ao plantel principal?
Sim, é essa a minha expectativa. A minha avaliação do potencial aponta para esse objectivo, mas também acho que todos precisam de percorrer outros patamares para ter competência para ser opção para a equipa A, que joga a alto nível. A equipa B ajudará a isso mesmo.

Conta com o apoio dos adeptos?
Gostaria que o frio não fizesse as pessoas ficar em casa e que amanhã estivesse muita gente a apoiar-nos, como aconteceu frequentemente na época passada.

Que retiram os jogadores Sub19 dos treinos com a equipa sénior?
São momentos muito importantes, sobretudo se forem consistentes. Se isso ocorrer num treino isolado terá apenas impacto motivacional, mas se acontecer de forma recorrente ajuda os jogadores a perceberem melhor o que necessitam de melhorar. O contacto com os melhores obriga-nos à superação. Num treino com a equipa A, estão mais concentrados e receptivos a aprender e têm exemplos fantásticos para seguir. É um instrumento muito importante para o desenvolvimento dos jogadores.



in "fcp.pt"

Sem comentários: