sábado, 10 de março de 2012

F.C. Porto-Académica, 1-1 (destaques)

Hulk, sempre


A figura: Hulk
Depois de uma primeira parte para esquecer, a exemplo da restante equipa, assumiu a responsabilidade e encarou Nivaldo em vários duelos individuais. Num espaço de quatro minutos, criou igual número de situações na área da Académica. Primeiro, serviu James para um falhanço do colombiano. Logo depois, viu amarelo por pretensa simulação de uma grande penalidade. Duvidoso. Pareceu mesmo penalty. Continuou a carregar e mereceu ser ele a evitar a derrota do F.C. Porto. 


A desilusão: Rolando
Péssima atitude no momento da sua substituição. Gestos condenáveis de um jogador que pretende ser uma voz de comando e ter um lugar na hierarquia do F.C. Porto. Foi substituído pela segunda vez consecutiva, é certo, mas Vítor Pereira precisaria de sacrificar um central, Rolando tinha um amarelo e Maicon estava bem melhor. Fez questão de vincar a sua insatisfação e os adeptos não gostaram. Algo não está bem.


O momento: minuto 35
O F.C. Porto acumulava lances desastrados, ainda não tinha ensaiado um remate à baliza, perdia-se em passes errados e dava espaço para a coragem da Académica. Num lance de insistência, a bola sobrou para o lado direito, Saulo voltou a encarar Alvaro Pereira e a ganhar o duelo com o uruguaio. Cruzou para o segundo poste e Edinho, com todo o espaço do mundo, chocou o Dragão. Valeu um ponto.


Outros destaques:



Edinho
Terceiro golo em cinco jogos na Liga portuguesa. Reforço de inverno da Académica, o internacional luso procura recuperar o estatuto e sonhar com uma chamada para o Campeonato da Europa de 2012. Foi uma dor de cabeça para Maicon e Rolando, ganhando vários duelos aéreos aos dois centrais do F.C. Porto. No lance do golo, nem precisou de enfrentar a oposição. Teve tempo e espaço para tirar as medidas à baliza e inaugurar o marcador. 


Habib Pape Sow
Adaptado ao eixo, fica na história do jogo por dois maus momentos. Primeiro, num lance em que até tocou na bola, entrou com tudo e acabou por lesionar Fernando. Nem falta foi marcada. Na reta final do encontro, foi imprudente e desviou a bola com o braço. Penalty, golo do F.C. Porto.


Peiser
Exibição segura no Dragão. Não conseguiu travar o penalty de Hulk mas anulou um lance de perigo criado pelo brasileiro logo depois, evitando o segundo golo do F.C. Porto. Importante.


Maicon
Bem melhor que Rolando, a todos os níveis. Atravessa um momento de confiança e isso nota-se na abordagem aos lances, assumindo o risco de sair a jogar com adversários por perto. Conquistou os adeptos na fase de maior certo, sendo o melhor dragão ao longo da primeira parte. 


James Rodriguez
Os adeptos e a crítica reclamavam a titularidade do colombiano, depois de vários jogos a deixar marca partindo do banco de suplentes. Pela primeira vez, Vítor Pereira cedeu e juntar James a Hulk e Janko. Soava a tridente perfeito mas a realidade foi bem diferente. O esquerdino passou ao lado do jogo na primeira parte, correu um pouco mais na segunda mas borrou a pintura ao simular uma grande penalidade de forma grotesca. Salvou a face com o cruzamento que terminou no penalty de Habib.


Reiner
Bom defesa-central. Não é particularmente alto mas tem um poder de antecipação assinalável, qualidade técnica e velocidade para anular vários lances de perigo. Viu um cartão amarelo bem cedo mas não se incomodou. Bem menos faltoso que Habib, fez um trabalho limpo, irrepreensível, contribuindo para o bom resultado da sua equipa.


Diogo Melo
Unidade pendular no sector intermediário da Académica. A ausência de Flávio Ferreira levou Pedro Emanuel a recuar Habib, colocando Diogo Melo à frente da defesa. O brasileiro, capitão de equipa esta noite, cobriu bem os espaços e pautou o jogo da sua equipa, muito bem secundado por Adrien Silva. Esse foi um dos segredos para a boa exibição da Briosa.

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

obrigado por adicionarem a tasca de palmeira ;)