sábado, 10 de março de 2012

Iturbe com os nervos em franja

Iturbe voltou a dar sinais de impaciência, ontem, ao postar um desabafo no Twitter, quando ficou a saber que não iria ser convocado para o jogo com a Académica. A reação de cabeça quente acabou, no entanto, por ser corrigida pelo jogador pouco depois, quando resolveu apagar o que tinha escrito.
A convocatória ainda nem havia sido divulgada oficialmente quando a ansiedade tomou conta de Iturbe. Recentemente, o argentino já não se tinha contido, quando percebeu que o seu nome não faria parte dos jogadores inscritos na UEFA para participar na Liga Europa. "Estou cansado disto tudo, creio que a minha paciência se esgotou", desabafou no Twitter, por essa altura.
Com 101 minutos de competição desde o início da temporada, Iturbe participou apenas em cinco jogos do FC Porto e é cada vez mais assíduo nas bancadas, para onde acaba por ir parar na qualidade de 19º jogador, como aconteceu na deslocação à Luz.
Vítor Pereira já explicou que o jogador se encontra numa fase de adaptação a uma nova realidade futebolística e que isso não coloca as suas qualidades em causa. Para o técnico do FC Porto, tudo se resume a ter paciência e saber esperar pela oportunidade certa. "É um jogador de qualidade, mas temos de ter algum cuidado e de o ir integrando aos poucos. Precisa de assimilar conceitos táticos e conceitos coletivos de jogo, diferentes do sul-americano. Mas é um jogador com o qual contamos e que queremos fazer crescer com sustentabilidade", declarou Vítor Pereira na véspera de defrontar o Paços de Ferreira, na Taça da Liga. Ao "L'Équipe", Pinto da Costa não teve dúvidas em apontá-lo como uma referência: "É um jogador de futuro".

Perfil dos jovens sul-americanos


> Não têm cultura tática, ritmo, nem regras coletivas

> Estão habituados a treinar à base do jogo, não dominam conceitos de treino

> Até podem jogar em 4x3x3 nos seus países de origem, mas não tem nada a ver

> Têm a escola de futebol de rua, o que é bom, mas não entram na dimensão cognitiva do jogo. Sem isso é tudo mecânico

> Apesar dos riscos, competir é essencial e sem isso nada feito, é ali que se vai avaliar a pertinência do trabalho

> Nestas idades, nenhum processo está completo

> O seu posicionamento em campo é pouco qualificado

Jesualdo Ferreira

OJOGO
05/10/ 2011

3 questões


Daúto Faquirá Treinador de futebol


"Gestão está a ser bem feita"


1

Como se gere uma situação como a de Iturbe?

A gestão que se faça dele nunca poderá sobrepor-se aos interesses do coletivo e é o que Vítor Pereira está a fazer e bem. É uma questão de oportunidade para o pôr a jogar. James passou por uma situação parecida, mas a maturidade é diferente, conforme os casos, e só isso pode encurtar o tempo de adaptação.

2
Nestas circunstâncias, como se mantém um jogador motivado?

Acima de tudo conversando, porque se jogasse estaria em condições psicológicas diferentes, mas numa estrutura como a do FC Porto com certeza que isso estará a ser feito.

3
O empréstimo não teria sido uma solução?

Se calhar o empréstimo teria sido melhor para ele, mas as pessoas do FC Porto devem ter depositado nele a esperança de uma afirmação mais rápida, o que não é fácil, tendo em conta até as múltiplas opções do plantel para as alas.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Ungaro, ou ele percebe as regras da casa, trabalha forte e feio para crescer e tem paciência, ou só mais tarde vai perceber o que perdeu.
Abraço