segunda-feira, 26 de março de 2012

"PROFESSOR" MOUTINHO DEU AULA NO VITALIS PARK

João Moutinho passou a tarde desta segunda-feira no Vitalis Park, onde deu uns toques e deixou conselhos preciosos às largas dezenas de crianças que se inscreveram no Campo de Férias Dragon Force. O número 8 do FC Porto mostrou ser um bom exemplo e não se coibiu de explicar gestos técnicos ao pormenor, respondendo, ainda, a todas as perguntas colocadas pela animada plateia.

Foi ao som da música personalizada que habitualmente ouve no Estádio do Dragão que João Moutinho cruzou a porta do Vitalis Park. À hora da sua chegada, já as gargantas estavam bem afinadas e a excitação reinava entre os jovens Dragões. Moutinho não defraudou as expectativas: distribuiu acenos e cumprimentos, de sorriso estampado no rosto, e prometeu os autógrafos da praxe para o final do convívio.

Com esta garantia do médio, as atenções voltaram-se para o relvado e para as várias bolas de futebol por lá espalhadas, que, no entanto, só rolaram depois de uma breve palestra do internacional português:Moutinho deu conselhos, respondeu a todas as dúvidas e não deixou de rir com algumas questões mais atrevidas. Entretanto, exemplificou como se faz um passe certeiro, uma boa recepção orientada ou como se marcam livres à mestre.

Com a teoria assimilada, o campeão observou depois as qualidades técnicas dos seus "alunos". Entre muitos incentivos e algumas correcções, absorvidas como se delas dependesse todo um futuro profissional, os craques presentes no Campo de Férias mostraram todo o seu talento.

João Moutinho aplaudiu. "É sempre bom estar aqui a conviver. Sei que é uma enorme alegria para eles o facto de eu poder estar aqui, a ensinar tudo o que já aprendi. Para mim também é uma boa experiência, porque estou a contribuir para que um dia possam chegar aonde querem, ao nível onde eu já estou. Espero que esta iniciativa os ajude para poderem seguir o sonho deles, para poderem chegar até onde ambicionam chegar, à equipa sénior do FC Porto".

E acha o "professor Moutinho" que estes petizes já sabem o que é "Ser Porto"? "Sem dúvida", atira o número 8. "Todos eles demonstram uma grande vontade, o querer, a ambição de poderem ser melhores, para poder um dia singrar no FC Porto. São essas as características que um jogador "à Porto" tem!" Diz quem sabe.

Os conselhos passados ao grupo de futebolistas ficam no segredo dos Dragões, mas o centrocampista garante que foram "simples" e "os mais básicos possíveis". "Uma das coisas que digo sempre é para nunca desistirem dos seus sonhos, dos seus objectivos, mas sem nunca descurar a escola. Isso é muito importante para a evolução das crianças e é algo que tento transmitir aos mais novos. Depois, digo-lhes para treinarem muito, sempre em contacto com a bola, porque é mais estimulante e ajuda à evolução. Era o que eu fazia. Estava sempre a jogar", confessa um dos melhores executantes portugueses.

"Felizmente, tive essa possibilidade de chegar ao FC Porto. Já quando era jovem, a minha maior prioridade era chegar a profissional, poder ser jogador de futebol, tal como estas crianças sonham. Felizmente para mim, com muito trabalho e com alguma sorte, que também é necessária, consegui alcançar esse objectivo e chegar onde estou hoje. É por isso com gosto que venho aqui transmitir essa mensagem. Espero que eles compreendam e consigam evoluir da mesma forma, para termos aqui bons jogadores para o futuro do FC Porto", concluiu Moutinho. Os miúdos gostaram e agradeceram. O campeão nacional também.

in "fcp.pt"

Sem comentários: