sábado, 19 de maio de 2012

Danilo: "Tenho a técnica do Dani Alves e a força do Maicon"

Discursos de circunstância não são com Danilo, o defesa mais caro da história do FC Porto, mas que defende um estatuto que, afinal de contas, até pode transformar os 13 milhões de euros pagos pela sua transferência numa autêntica pechincha. A fazer fé no lateral, que às custas de uma chegada adiada e de uma lesão inoportuna ainda pouco conseguiu mostrar no Dragão, a SAD tem um autêntico tesouro em mãos.
Eis como o brasileiro se apresenta, na primeira pessoa: "Tenho a técnica do Dani Alves e a força do Maicon, por isso acho que posso ser o titular no Mundial 2014." A declaração consta de uma esclarecedora entrevista à "Gazzetta dello Sport", na qual Danilo revela tudo, menos papas na língua.
Tendo expressado ao que vai, o internacional brasileiro projeta claramente o Mundial que vai ser disputado no seu país e sustenta como pensa lá chegar. "Jogo num clube vencedor e estou muito motivado para dar ainda mais na próxima época", apontou, sem esconder alguma mágoa pela tímida contribuição para um título muito desejado: "Estou muito contente com este campeonato, é verdade que estive lesionado na fase decisiva, mas estive sempre perto da equipa." Campeão brasileiro e vencedor da Taça dos Libertadores pelo Santos; medalha de ouro no Torneio Sul-Americano de sub-20 e no Mundial da mesma categoria, Danilo tem um currículo que impressiona e duas internacionalizações pelo Brasil que o legitimam, mas não se considera um produto acabado. Aliás, no FC Porto já se apercebeu de várias imperfeições.
"Olho para o meu exemplo e sinto que amadureci muito ao ter dado este passo. No Santos estava no fecho de um belo ciclo e a final contra o Barcelona confirmou-o. É muito difícil perder uma final e mal tocar na bola. No Brasil temos muito de aprender taticamente, há alguns conceitos que precisamos de dominar", reconheceu, numa análise mais elaborada do que a que traçou para, mais uma vez, explicar por que elegeu os dragões: "Sabia do interesse do Milan e do Benfica, mas escolhi o FC Porto porque há já muitos anos que vence títulos nacionais e europeus."
De forma desassombrada, Danilo admite, porém, que o caminho não se esgota na Invicta e revela preferências. "Quero ganhar muitos títulos pelo FC Porto, mas tenho o sonho de jogar na Premier League. O futebol inglês é o mais bonito. Quero ser como o Gilberto Silva, discreto fora do campo, mas um vencedor dentro dele. Sempre foi um vencedor e chegou a capitão do Brasil e do Arsenal", encerrou, na mesma fasquia com que começou a entrevista. 

"Torço para que o Ganso venha"

O Santos revelou, em janeiro, que recebeu uma proposta do FC Porto por Ganso. O médio tem sido um dos destaques da equipa de Vila Belmiro, está em grande na seleção e é um nome que os dragões continuam a seguir com atenção, contando com um aliado de peso: Danilo.
O lateral assume que fala regularmente com Ganso e que tem feito um forcing para que a escolha do médio recaia sobre os dragões. "Estou sempre em contacto com o Ganso e o Neymar, que são meus amigos e pessoas que admiro imenso. Torço para que o Ganso venha para o FC Porto, já lhe dei algumas dicas sobre o clube e sobre a cidade e acho que ele pode adaptar-se muito bem ao nosso estilo de jogo", indicou o portista, que se coloca à margem das negociações, mas sem deixar de tornar públicas as suas conversas com o jogador de 22 anos. Para Danilo, não é apenas uma questão de amizade, apesar de falar com especial carinho sobre a equipa do Peixe que marcou um ciclo no futebol brasileiro: "Foi duro deixar o Santos depois daquele Mundial de Clubes. No FC Porto encontrei um grande plantel e um grande grupo, mas nunca mais estarei num ambiente como o do Santos. Era fantástico." 

Twitter, treinos e temperatura: o que mudou na Invicta

São três "T" que marcam a transição (mais uma) de Danilo entre o Brasil e Portugal. Resumindo as suas novas rotinas, começa por se queixar dos treinos matinais. "Acordo diariamente às 8h e está frio. No Brasil, os treinos começavam às 16h e eu só acordava às 11h", conta, denunciando de forma clara a sua preferência, associada ao tal "T" de temperatura que marca também a clivagem entre os seus hábitos na Vila Belmiro e no FC Porto.
Em Portugal, Danilo percebeu ainda que a dimensão do que faz e do que diz é maior do que no Brasil. Por isso, há que controlar as redes sociais. "Aqui também me avisaram para ter cuidado com o Twitter. No Brasil não há esse controlo, porque há tanta gente que usa o Twitter que ninguém presta atenção ao que eu escrevo", brincou, compreendendo que a escala portuguesa amplifica o impacto do que se diz.
Pormenores de uma mudança que está, porém, interiorizada pelo lateral. 

Começou como guarda-redes

Danilo ainda não sabe se prefere ser lateral ou médio, mas o curioso é que começou a jogar como guarda-redes. A história é esta. "Era bom à baliza, mas baixo. Eu sou natural de Bicas, uma pequena cidade, e não me foi fácil encontrar um clube. O Tupinanbás foi o primeiro, lá fui testado como defesa. Fiz a minha melhor temporada aos 14 anos e chamaram-me do América Mineiro, um dos maiores clubes de Minas Gerais. Foi o primeiro passo para chegar a profissional e consegui-o nessa equipa", conta, saltando etapas, e omitindo o mediático percurso que teve a partir de então. 

Quer ser psicólogo

Com 20 anos e a perspetiva de uma carreira longa (Zanetti, lateral/médio do Inter, ainda joga aos 38), Danilo já tem uma ideia do que gostaria de fazer quando arrumasse as botas. "Tenho o sonho de me licenciar em Psicologia, porque gosto de observar e de ouvir os outros. Quem sabe se um dia não exerço como psicólogo?", interroga-se, revelando um interesse curioso e invulgar. Os estudos não se encaixam nos planos imediatos do brasileiro, com uma agenda preenchida entre clube e seleção. Aliás, este verão Danilo quase nem vai parar, entre particulares pelo Brasil e os Jogos Olímpicos de Londres. 

in "ojogo.pt"



Sem comentários: