domingo, 6 de maio de 2012

FC Porto 2 - sporting 0 (Declarações)


Vítor Pereira: «Chegámos ao fim a jogar bom futebol»


FC Porto fez a festa do bicampeonato depois do clássico
Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, mostrou-se satisfeito com a vitória da sua equipa no clássico frente ao Sporting, realizado no Estádio do Dragão. A formação azul e branca chegou ao triunfo graças a um bis de Hulk, no dia em que recebeu o troféu referente à conquista do bicampeonato:

«Próxima época? A partir de depois de amanhã, vou começar a preparar o jogo com o Rio Ave. É nisso que me vou concentrar. Hoje Foi um jogo complicado, contra uma boa equipa. Foi uma primeira parte aberta, um jogo corrido, oportunidade de um lado e de outro. À medida que o jogo foi correndo, existiu um ou outro erro, surgiu a expulsão do jogador do Sporting e nós chegámos à vitória. Não seria justo marcarmos mais golos porque o Sporting demonstrou qualidade. Ainda assim, acho que o triunfo é inteiramente justo.»

Sobre o campeonato: «Foi um campeonato competitivo, para nós um campeonato com caraterísticas distintas. Tivemos dificuldades próprias de quem joga depois de ter vencido tudo. Ao contrário da época passada, as equipas não perderam pontos de início, nunca houve esse conforto. Chegámos ao fim a jogar bom futebol, a jogar de forma competente»

A quem dedica este título: «Primeiro, aos jogadores que foram os obreiros do título. À nossa massa associativa, que nos acompanhou, sofreu e resistiu até ao fim, ao nosso lado. Depois, ao clube, ao presidente, ao staff, equipa técnica. E depois, às famílias, que são quem mais sofre.»





Moutinho: «Sair? Continuo com a alegria do primeiro dia»

João Moutinho diz que o F.C. Porto foi a melhor equipa do campeonato e elogia Vítor Pereira


João Moutinho, em declarações na zona mista do Estádio do Dragão, falou da conquista do título e da possibilidade de deixar a equipa:

«Os títulos têm todos o mesmo sabor: inesquecível. Depois da época que tivemos, penso que é com mérito que o conquistámos. Ao longo da época foi posto em causa o nosso querer. Mas todos demonstrámos que merecemos o campeonato. Tivemos algumas fases menos boas, mas conseguimos dar a volta. O jogo do título? Foram todos. Penso que fomos mais regulares e a melhor equipa.»

«Vítor Pereira? É um excelente treinador. Tenta dar o melhor todos os dias e foi isso que fez este ano.»

«Sair? Todos os jogadores pensam em experimentar outros campeonatos e eu não fujo à regra. Mas estou extremamente feliz no F.C. Porto. Continuo com a alegria do primeiro dia. Se acontecer de poder sair...logo se verá .»

[Sobre o Europeu:] «A renovação de Paulo Bento é uma boa notícia. Conseguiu unir o grupo e agora vamos trabalhar para fazer um bom Europeu.»

Danilo: «Quero roubar o lugar a Sapunaru»

Brasileiro até prefere ser médio, mas avisa o colega para a próxima época: amigos, amigos...futebol à parte


Danilo sagrou-se campeão português pela primeira vez na carreira. Na próxima época espera jogar mais. Declarações na zona mista, no final do jogo com o Sporting:

«Esta foi uma época importante. Tivemos alguns momentos menos bons, mas demos a volta por cima e estamos felizes. O jogo? Sabíamos que ia ser difícil porque o Sporting ainda tinha outras possibilidades no campeonato. Mas entrámos para mostrar que respeitámos o emblema que temos na camisa e o resultado foi justo.»

«O F.C. Porto está acostumado a vencer. Quanto a mim, fiquei triste pela lesão, mas ainda tenho muito para dar e para ajudar a equipa. Hoje a festa foi bonita.»

«Agora quero ir aos Jogos Olímpicos e ajudar a seleção. E depois voltar e entrar bem na nova época. Como médio ou lateral? Essa pergunta vai perseguir-me sempre. Sempre disse que prefiro jogar como médio, mas tenho evoluído muito como lateral. O Sapunaru está a jogar, eu respeito-o muito mas quero roubar-lhe o lugar [risos]...Vamos estar sempre a competir e a lutar.» 

Vítor Pereira e a luz de Deus: «No futuro serei melhor»


Vítor Pereira, a exemplo do que tem acontecido desde que garantiu a conquista do título nacional, abriu o seu coração. Fala com maior abertura, fugindo às frases feitas e assumindo o que lhe vai na alma. Continua a fugir a questões sobre o futuro mas aceita comentar a sua evolução no comando técnico do F.C. Porto. 

«Foi um campeonato muito disputado como se previa. Só nos últimos jogos houve o desfecho. Mas temos o melhor ataque, a melhor defesa, e há que reconhecer esse mérito», começou por dizer, acrescentando de pronto. «Não é fácil passar de um ano em que se ganhou tudo, em que eu era treinador-adjunto, para um ano de muita aprendizagem, a todos os níveis. Há aprendizagens que nos fizeram crescer e na hora própria, ajudaram a justificarmos o campeonato.»

Para o sucessor de Villas-Boas, este foi um ano de aprendizagem, como admite. Por isso mesmo, a questão impunha-se. Acredita que será melhor treinador na próxima temporada? «Sim, sem dúvida nenhuma.»

«Todos os anos são anos de aprendizagem, com certeza que na sua profissão também será assim, vamos crescendo e reagindo às situações de forma diferente. Assim foi este ano como nos anos anteriores», acrescentou o técnico.

Na reta final da conversa, uma afirmação curiosa. «Deus dá-nos o talento, alguns têm mais que os outros, julgo que Deus me deu a luz para estar nesta profissão, o futebol é para mim uma paixão, mas tenho de ser humilde para reconhecer que tenho de crescer, que no futuro serei melhor. Mas não estou aqui a fazer promessas», concluiu. 

«Então, até para o ano». Foi esta a despedida de Vítor Pereira, no diálogo com os jornalistas. Último jogo no Dragão, penúltima jornada do campeonato.


Defour: «Vítor Pereira fica? Por que não?»

Médio belga gostou da sua primeira festa de campeão em Portugal


Steven Defour foi mais um jogador portista a conseguir o primeiro título de campeão português. No final não escondeu a felicidade, em português:

«A festa foi muito boa, muito intensa. Com o estádio cheio...foi muito bom. Foi um espetáculo lindo, gostei muito. Agora na próxima época vou trabalhar para jogar mais. Esta época foi boa. Vítor Pereira? É um bom treinador e também foi por isso que fomos campeões. Se ele deve ficar? Por que não?»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: