domingo, 6 de maio de 2012

F.C. Porto-Sporting, 2-0 (destaques dos dragões)

Hulk
Recebeu o título de melhor jogador da Liga em Abril e, logo depois, o troféu de (bi)campeõe nacional. Como capitão de equipa, foi o primeiro a tocar no galardão, sabendo que contribuiu em larga escala para a sua conquista. 52 golos no campeonato, em quatro épocas, sendo o oitavo melhor marcador da história do F.C. Porto na competição. É também o melhor marcador do Estádio do Dragão Curiosidade: hoje mesmo, celebra-se o 50º aniversário do surgimento de Hulk, a personagem com super poderes que deu origem ao apelido de Givanildo. Frente ao Sporting, mais um golo, novamente de penalty. Provocou a expulsão de Onyewu, foi perdulário num par de lances mas, absolvido pelos adeptos, esperou pelo castigo máximo para decidir o clássico. Já perto do final, uma arrancada do outro mundo, Elias e Pereirinha sem pernas, para o bis. O melhor da Liga.

James Rodriguez
Aproveitou as adaptações no flanco direito do Sporting para criar alguns desequilíbrios na etapa inicial, com o apoio do voluntarioso Alex Sandro e de Varela. Sem uma referências na área, encontrou parceiro privilegiado quando Hulk fugiu à marcação, recuando uns metros para jogadas de belo efeito. Seria esta dupla a decidir o clássico. Num lance de insistência, James apareceu na área e antecipou-se a Polga, sendo derrubado pelo brasileiro. Penalty para Hulk converter. 

João Moutinho
Boa exibição no sector intermediário do F.C. Porto. Frente à sua anterior equipa, demonstrou personalidade e comprovou o bom momento de forma, importante para quem tem um Campeonato da Europa pela frente.

Silveste Varela
Teve momentos de entusiasmo misturados com pinceladas de mediania, não bastando para garantir de caras um lugar no Campeonato da Europa de 2012. Afinal, o seu grande objectivo nesta reta final da temporada. Vítor Pereira reforçou a confiança no jogador, repetindo a titularidade da Madeira. Curiosamente, o treinador tinha previsto que Varela fosse o grande reforço para a segunda volta dos dragões. Não foi. Entrou bem no clássico, teve duas excelentes oportunidades de golos (primeira bateu em Onyewu, segunda Patrício defende) mas durou apenas uma hora. Poderá ser insuficiente.

Fernando
Fez uma excelente primeira parte, manchada pelos protestos veementes junto de Pedro Proença. Viu o cartão amarelo por isso mesmo e saiu para os balneários a esbracejar efusivamente, tento mesmo de ser confortado por alguns responsáveis do F.C. Porto. Em tempos de descontos, o segundo amarelo e a reacção inesperada. Saiu a festejar, aos saltos, pedindo os aplausos dos adeptos. Inédito. 

Maicon
Termina a época com a melhor unidade defensiva do F.C. Porto. Voltou a prová-lo no clássico no Estádio do Dragão. Imperial.

Janko
Falhanços imperdoáveis para um avançado que quer conquistar o seu espaço no onze do F.C. Porto.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: