domingo, 6 de maio de 2012

Hulk valia 765 mil euros, menos que a atual casa


Tem uma cláusula de 100 milhões e custou menos de um milhão em 2005. valorização meteórica no Dragão


Hulk pode ser a transferência mais cara da história do F.C. Porto. Nesta altura, já é o jogador mais dispendioso nos registos do clube portista, face a um investimento total de 19 milhões de euros.

Tem uma cláusula de 100 milhões mas, em 2005, valia apenas 765 mil euros. 

Numa reta final verdadeiramente entusiasmante, o brasileiro provou ser o melhor jogador do campeonato português. No sábado, mais dois golos frente ao Sporting. Goleador máximo do Estádio do Dragão, o oitavo melhor na história do F.C. Porto, no campeonato. Números incríveis.

Este é o relato de uma valorização meteórica. 100 milhões de euros será um valor difícil de alcançar. De qualquer forma, os responsáveis do clube portista já foram confrontados com propostas que ultrapassam metade dessa quantia. Continuarão a resistir à pressão?

Recuando ao início da carreira profissional de Hulk, o Maisfutebol conseguiu descobrir o primeiro valor pago pelo jogador com alcunha de herói de banda desenha. 

José do Egipto, o seu antigo empresário, conta-nos tudo.

«A primeira transferência de Hulk foi feita por um milhão de dólares (ndr. cerca de 765 mil euros ao câmbio atual), quando o Kawasaki Frontale do Japão comprou o seu passe», revela.

Número curioso para estabelecer a comparação. Recentemente, o brasileiro mudou de casa na zona da Foz, no Porto, junto à Avenida Marechal Gomes da Costa. Lucho é seu vizinho.

No complexo de moradias de luxo, com piscina no topo entre outras comodidades, o preço mínimo ronda os 870 mil euros. Mais que o valor do jogador em 2005. 

São Paulo não quis pagar 18 mil euros

O capitão do F.C. Porto cresceu no Brasil, esteve no Vilanovense como juvenil e regressou ao seu país. Não foi aproveitado pelo São Paulo e rumou ao Vitória, da Bahia.

Em 2005, mudou-se para o Japão. Por lá, convenceu os responsáveis do Kawasaki. Valia um milhão de dólares. Agora, tem uma cláusula de 100 milhões de euros.

«Olhe, quando o Hulk regressou de Portugal, do Vilanovense, eu levei-o para o São Paulo e ele esteve lá o ano, colocado por mil. Acordei um valor de 45 mil reais por ele (ndr. cerca de 18 mil euros), mas o clube não quis pagar. Queria ficar mais seis meses com ele de graça. Então levei o Hulk para o Vitória e daí foi para o Japão, já através do Teodoro Fonseca, o seu atual empresário», completa José do Egipto, em conversa com o Maisfutebol.

O resto é história. Em três anos, Hulk passou por igual número de clubes e virou celebridade no Japão. O F.C. Porto pagou 5,5 milhões de euros por metade do seu passe em 2008. Um ano depois, renovou contrato com o brasileiro e fixou a tal cláusula de 100 milhões.

Já em 2011, com valorização crescente, o clube portista acedeu dispender mais 13,5 milhões de euros por mais 40 por cento do passe. Pelo meio, terá negociado 5 por cento com o avançado ou o seu empresário. Nesta altura, tem 85 por cento do passe, a troco de 19 milhões de euros.

Quanto valerá ele?

A saída de Hulk, a curto ou médio prazo, afigura-se como uma inevitabilidade. O jogador, agora capitão de equipa, não forçará

in "maisfutebol.iol.pt" 

1 comentário:

Dragão1893 disse...

Saudações!

Seria possível vocês colocarem um link para o nosso blog que agora está a começar na vossa barra lateral?

http://dragoesaoataque.blogspot.pt/