domingo, 28 de outubro de 2012

Derlei: "Organização do FC Porto está bem à frente"

Ex-futebolista dos Dragões, hoje "reformado" no Brasil, revela que o sucesso do FC Porto, vencedor de oito dos últimos dez títulos, é a sua organização.


"O FC Porto está bem na frente, principalmente na organização. Pelos bons resultados conquistados dentro do campo, consegue vender jogadores por preços elevados. Porém, não vende antes de ter um substituto à altura. Por isso, vem ganhando muitos campeonatos. Acho que o Benfica começa a trilhar esse caminho, já que está bem estruturado desde que o Rui Costa assumiu a direção do futebol. Já o Sporting passa por um problema financeiro muito grande, contratando jogadores medianos e não conseguindo grandes vendas por conta dos maus resultados dentro do campo", palavras de Derlei, antigo futebolista do FC Porto, do Benfica e do Sporting, numa entrevista concedida ao portal brasileiro Terra, na qual faz uma retrospetiva da sua carreira, com grande ênfase à sua passagem pelo futebol português, e explicou o porquê do domínio dos portistas, que venceram oito dos dez últinmos título da I Liga.

Contratado pelo FC Porto do Leiria, foi no Dragão que conquistou os seus maiores êxitos, entre os quais a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, quando José Mourinho era o treinador. E os elogios a este último não se fizeram esperar...

"O Mourinho é um grande companheiro e a sua capacidade como treinador faz grande diferença. A atenção que ele dá a cada jogador faz com que todos entrem no espírito que ele quer. Sempre respeitou toda a gente, sem dar privilégios a ninguém. Ele não é arrogante nem é vaidoso. Tudo isso é uma estratégia. Ele chama a atenção quando quer retirar um pouco de pressão à equipa e deixar os jogadores mais tranquilos. É muito inteligente. Para citar um exemplo: quando estávamos a jogar bem, no intervalo dizia que não estávamos a jogar nada e também utilizava a estratégia contrária quando estávamos mal. Sem dúvida que é o melhor treinador com quem trabalhei".


in "ojogo.pt"

Sem comentários: