domingo, 28 de outubro de 2012

FC Porto quer manter-se «na sua praia»



Comandante em todas as frentes, o FC Porto procura mais uma vitória, este domingo, frente ao Estoril, no regresso aos jogos do campeonato nacional, em partida no estádio António Coimbra da Mota. A ideia passa por manter os portistas na liderança (perdida depois da vitória do Benfica em Barcelos), afinal aquela que tem sido «a sua praia» ao longo dos anos.
Evitar uma deslocação traiçoeira... como foram Vila do Conde e Barcelos
Quatro vitórias nos últimos quatro jogos voltam a colocar o FC Porto longe das dúvidas que pairaram após o empate em Vila do Conde (2x2). Ainda assim, este conjunto de Vítor Pereira parece quebrar o ritmo de jogo, não de vitórias, algo que está identificado pelo treinador; o «calendário» competitivo é o culpado e acaba por acentuar o desagrado do técnico portista devido à atividade das seleções nacionais.
Para o embate com a equipa do Estoril, Vítor Pereira sabe que a formação da «Linha», a jogar em casa, vai colocar dificuldades à sua equipa mas só pensa na vitória. Porém, todos os cuidados são poucos, bastando recordar que os portistas costumam «escorregar» nos duelos teoricamente mais acessíveis.
O jogo com o Santa Eulália para a Taça de Portugal, o tal que Vítor Pereira promete rever no futuro quando aparecer a Taça outra vez, é um sinal disso mesmo; a menor concentração dos azuis e brancos ou motivação dos jogadores das equipas menos favoritas resultam, não raras vezes, em jogos onde os portistas perdem pontos.
Na Amoreira, os bicampeões nacionais enfrentam um conjunto que subiu este ano de divisão mas nem está a atravessar o melhor dos momentos, depois de ser afastada da Taça de Portugal (1x2 com o Paços de Ferreira).
Jogo 50 entre Estoril e FC Porto
Nas contas dos confrontos com o Estoril, os azuis e brancos levam a melhor, com 27 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.
Na casa da equipa da «Linha», o cenário é também positivo para a equipa de Vítor Pereira: seis vitórias consecutivas nos últimos seis jogos. Porém, o histórico até revela que em 24 jogos, o FC Porto perdeu 10 vezes, empatou cinco e venceu em nove partidas.
Os dados estão lançados. Agora é só esperar.
Equipa provável do FC Porto:
Com Iturbe e Rolando no lote de convocados, Vítor Pereira deve, contudo, apostar na habitual estrutura em campo, apesar do jogo europeu que a equipa teve a meio da semana.
Ainda assim, Helton deve ser o dono da baliza, tendo na sua frente Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala. 
No miolo a aposta deve recair em Lucho, João Moutinho e Fernando, enquanto que no ataque é de esperar James, Jackson e Varela.
in "zerozero.pt"

Sem comentários: