quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vencer o Dynamo Kyiv para ficar com um pé nos «oitavos»

À terceira jornada o FC Porto tem uma excelente oportunidade para ficar com um pé nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Depois de duas vitórias em dois jogos, os bicampeões nacionais jogam em casa frente ao Dynamo Kyiv e têm tudo para encaminhar o apuramento.

Líder do grupo A com seis pontos, mais três do que o PSG e que o adversário desta quarta-feira, os azuis e brancos jogam frente à formação de Miguel Veloso com o objetivo de evitar o que aconteceu em 2008, ano em que os ucranianos visitaram pela última vez o Estádio do Dragão.


Na fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada 2008/2009, o Dynamo Kyiv também foi adversário do FC Porto e em solo português venceu por
0x1. Oleksandr Aliyev, que ainda hoje faz parte do conjunto da Ucrânia, foi o marcador de serviço.

Dos jogadores que Jesualdo Ferreira convocou para esse jogo, há apenas dois que devem voltar a defrontar o Dynamo Kyiv. São eles Fernando e Lucho González, que foram titulares. Rolando, que também jogou de início, ainda faz parte do plantel do FC Porto mas vai ver o jogo desde a bancada porque não foi convocado por Vítor Pereira.


De realçar, no entanto, que apesar da derrota em casa, o FC Porto, na segunda volta, foi à Ucrânia ganhar por
1x2 e acabou por conseguir o apuramento no primeiro lugar à frente do Arsenal. O Dynamo Kyiv caiu para a Liga Europa, tendo ficado apenas à frente dos turcos do Fenerbahce.

Dynamo Kyiv valeu apuramento para final da Taça dos Campeões Europeus

FC Porto preparado para somar segunda vitória no Dragão para a Champions ©Catarina Morais
Em cima falou-se da última vez que o Dynamo Kyiv visitou o Estádio do Dragão mas nem só de más memórias se enche a memória dos adeptos portistas quando se fala no conjunto ucraniano.

Estávamos em 1987 quando o Dynamo Kyiv, uma equipa temível na altura e que na época anterior tinha ganho a
Taça das Taças, visitou o Estádio das Antas nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.

Favorito na eliminatória que garantia o acesso à final de Viena, a verdade é que o Dynamo Kyiv foi surpreendido pelo FC Porto de Artur Jorge, tendo sido derrotado primeiro no Estádio das Antas e depois em solo ucraniano.


Na primeira mão, disputada a 8 de abril, o FC Porto venceu por
2x1, com golos de Paulo Futre e André, verificando-se semanas depois, mais particularmente a 22 de abril, o mesmo resultado a favor dos portugueses, com os marcadores de serviço a serem Celso e Fernando Gomes.

A história que se seguiu é por demais conhecida. Os dragões foram à final de Viena com o Bayern Munchen, que tinha eliminado o Real Madrid, e conquistou o primeiro troféu europeu da sua história ao vencer por
2x1. Rabah Madjer, com o famoso golo de calcanhar, e Juary faturaram nesse jogo histórico, de nada valendo o golo de Ludwig Kogl, que tinha dado vantagem aos bávaros.

Depois das adaptações na Taça, volta o 11 quase habitual


Foi um FC Porto muito
diferente do habitual que jogou frente ao Santa Eulália para a Taça de Portugal. O jogo não agradou a Vítor Pereira, que reconheceu erros em algumas adaptações que foram feitas na equipa, mas frente ao Dynamo Kyiv espera o regresso das boas exibições que têm sido conseguidas na Europa.

Por isso, no relvado do Estádio do Dragão a maioria dos jogadores que mais vezes têm sido utilizados pelo treinador do FC Porto. A exceção é Alex Sandro, que está lesionado e por isso não está entre as opções.


Helton vai regressar à baliza azul e branco, seguindo-se uma defesa composta por Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala, que, tal como no início de época, deve ser aposta para o corredor esquerdo em detrimento de Miguel Lopes, que jogou recentemente nessa posição ao serviço de Portugal.


No meio-campo vai estar o trio do costume composto por Fernando, Lucho González e João Moutinho, sendo que os homens mais avançados serão Christian Atsu, que deve ganhar o lugar a Silvestre Varela, James Rodríguez e Jackson Martínez.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: