sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Quatro anos de invulnerabilidade

Bicampeão é líder e pode distanciar-se do Benfica, em caso de vitória. Marítimo tenta derrubar a força de uma estatística elucidativa: há quatro anos que o FC Porto não perde no Dragão para o campeonato.


É preciso recuar até 25 de Outubro de 2008 para registar a última derrota do FC Porto no Estádio do Dragão para a Liga Portuguesa. Quatro anos depois, só o Leixões, então comandado por José Mota, tem ainda a primazia de se gabar do feito.
De lá para cá, largas épocas são sinónimo de conquistas, com o recinto azul e branco a representar uma muralha que ainda ninguém conseguiu quebrar.
O Marítimo tem, por isso mesmo, uma árdua tarefa pela frente. Perdão, duplamente árdua. Ou por outra, triplamente árdua. Já lá vamos.
Primeiramente, Pedro Martins sabe que terá pela frente um dos líderes do campeonato, que contabiliza 17 pontos, que ainda não perdeu qualquer partida oficial realizada esta temporada. E há motivação extra: em caso de triunfo, o dragão conquistará três pontos de vantagem sobre o Benfica, que só entra em campo amanhã, diante do Vitória de Guimarães.
O bom momento que o FC Porto atravessa acaba por encontrar paralelo na época regular que os insulares estão a realizar. Apesar do 8º lugar na tabela e da derrota com o Sporting de Braga, na última ronda (0-2), a realidade é que os lugares europeus estão à distância de três pontos.
Portistas imbatíveis com visitante verde-rubro
São 32 jogos contabilizados no total de encontros para o campeonato no Dragão e o registo é esmagador: trinta vitórias azuis e apenas dois empates para os madeirenses.

Daí se percebe a tarefa triplamente dificultada para o Marítimo, embora não sem a ambição de provocar uma dupla "gracinha". Vencer pela primeira vez no recinto portista e quebrar uma invencibilidade extensa no tempo está na mente dos jogadores verde-rubros.
Mangala de novo à esquerda
Vítor Pereira não deverá alterar o figurino inicial que entrou em campo na vitória sobre o Estoril (1-2), no passado domingo. Alex Sandro continua de fora das opções do técnico, devido a lesão. Mangala volta a ser adaptado à lateral esquerda da defesa.

Pedro Martins é obrigado a mexer. O guarda-redes suspenso Salin dará lugar a Welligton, enquanto que Olberdam poderá surgir no meio-campo, no posto de João Luiz. David Simão, regressado de castigo, também voltará à linha média.
Na frente, é crível que o técnico do Marítimo possa apostar num trio mais móvel, com a coabitação de Heldon, Danilo Dias e Sami.

O FC Porto-Marítimo arranca às 20h15, com arbitragem de Cosme Machado (AF Braga). Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Liga Zon Sagres: 8ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
Àrbitro: Cosme Machado (AF Braga)

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO
Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Moutinho e Lucho González; Silvestre Varela, Jackson Martínez e James Rodríguez.

MARÍTIMO
Wellington; Briguel, Roberge, João Guilherme e Rúben Ferreira; Olberdam, Rafael Miranda e David Simão; Heldon, Danilo Dias e Sami.


in "rr.pt"

Sem comentários: