terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Gelsenkirchen não sai da memória de Mourinho

A caminhada para a final não "começou" em Old Trafford. Foi bem antes, no Santiago Bernabéu. Mourinho confessa que já se sentia campeão europeu, em 2004, antes da final com o Mónaco.


A "sensação" de que o FC Porto poderia muito bem sagrar-se campeão europeu em 2004 não começou somente com o épico empate com o Manchester United (1-1), nos oitavos de final da prova.

Antes, durante a fase de grupos da Champions, houve outro empate que deixou José Mourinho e os jogadores azuis e brancos entusiasmados e claramente determinados a chegar a Gelsenkirchen.

"Fomos ao Bernabéu e empatámos, regressámos com uma boa sensação. Poucos dias depois foi o sorteio – e o Manchester United. Fomos a Manchester e o resto é história: aos 90 minutos, estávamos em desvantagem na eliminatória. Marcámos ao 91º minuto e apurámo-nos nesse instante – e quando nos qualificámos em Old Trafford sentimos que, se podíamos eliminar o Manchester United, então podíamos derrotar qualquer adversário", afirmou o agora treinador do Real Madrid, em entrevista ao site oficial da UEFA.

Seguiram-se Olympique Lyon e Deportivo da Corunha, nos "quartos" e "meias", respectivamente. Na final, o Mónaco até acabou por ser o adversário mais acessível, com vitória clara (3-0) e com Mourinho a mostrar-se contido nas celebrações.

"Sentíamos que não iríamos falhar", recorda o então técnico portista. "Ganhámos muito calmamente. Costumo dizer que não festejei como uma final da Champions League, porque não a senti como uma final da Champions League – o jogo foi bastante calmo e controlado. Não me senti campeão europeu após Kim Nielsen, o árbitro, ter apitado pela última vez: senti-me campeão europeu bem antes de o jogo ter acabado", salientou.


in "rr.pt"

Sem comentários: