sábado, 30 de março de 2013


A figura: James Rodriguez 
 
Terá feito a melhor exibição desde o regresso após lesão. Ainda não é o jogador que tanto apaixona os adeptos, mas já se mostrou mais perto disso. O pé esquerdo do colombiano não desaprendeu e continua a fazer maravilhas, mas ainda falta a velocidade que faz dele El Bandido que foge aos adversários com a bola colada ao pé. Na retina fica aquele remate à barra na conversão quase perfeita de um livre direto, uma abertura para Lucho ainda na primeira parte, e um passe teleguiado que Jackson não aproveitou logo depois do segundo golo. 
 
Negativo: Izmailov
 
Esteve em campo o russo? Pela primeira vez foi titular na mesma equipa que James. A experiência não foi a melhor, sem dúvida. Andou sempre muito perdido em zonas interiores do campo, quando não era isso que a equipa parecia precisar. Não procurou a bola, e ela também não morreu de amores pelo ex-Sporting. Uma noite para esquecer.
 
Outros destaques: 
 
Moutinho
 
Falou-se muito de Moutinho durante o período de concentração da seleção nacional. O médio não tinha jogado pelos portistas na deslocação ao estádio dos Barreiros, mas fez os dois jogos completos na equipa de Paulo Bento. Pelo que mostrou em Coimbra fizeram-lhe muito bem esses jogos. Pautou o jogo ofensivo do F.C. Porto e voltou a ser preponderante na equipa. Fez a assistência para o golo de Mangala e depois geriu como quis o ritmo do futebol dos azuis e brancos. 
 
Otamendi
 
Sempre muito atento às movimentações do ataque academista. É certo que os estudantes não atacaram muitas vezes, mas quando o fizeram chocaram quase sempre na eficácia do patrão da defensiva portista. Ganhou muitas bolas em antecipação, o que demonstra bem a concentração que manteve durante toda a partida. Vítor Pereira não prescinde do central argentino, que hoje deixou bem claro o porquê. 
 
Mangala 
 
Impressionante o poder de choque e de elevação do internacional sub-21 francês.  Esses fatores fazem dele o jogador mais solicitado nas bolas paradas. Depois de um canto ficou na área à espera da segunda bola e após cruzamento de Moutinho só teve de dizer que sim perante um impotente João Dias, assinando o quarto golo no campeonato. Numa situação semelhante ainda enviou uma bola à trave. Ainda na primeira parte viu um amarelo que o retira da próxima partida frente ao Braga. 
 
Lucho
 
Fez uma excelente exibição. A presença de João Moutinho em campo tem também o dom de ajudar a libertar o génio de El Comandante. Na primeira parte apareceu algumas vezes na área academista, mas o que de melhor fez foi servir os companheiros. Tentou com Jackson Martinez logo a abrir a partida, mas o colombiano desperdiçou. Quem aproveitou mais um passe magistral do capitão portista foi Danilo que numa subida à área contrária só teve de colocar a bola por baixo das pernas de Ricardo, para confirmar a vitória portista.
 
Marinho
 
Foi a ausência mais notada no onze academista. Sempre que esteve disponível o extremo foi opção inicial, e o jogo academista ressentiu-se da falta da velocidade que sempre traz ao jogo. Quando entrou, no decorrer da segunda parte os adeptos pareceram acreditar ainda que Marinho poderia mudar a história do jogo. A verdade é que o número sete academista mexeu com o jogo, mas já terá chegado demasiado tarde.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: