sábado, 30 de março de 2013

Em Coimbra, a tradição ainda é o que era para o FC Porto (0x3)


O FC Porto somou a sua oitava vitória consecutiva na história das deslocações a Coimbra para o campeonato. Os dragões derrotaram a Académica (0x3) e reduzem as distâncias, à condição, no topo da tabela para o Benfica. Mangala, Danilo e Castro marcaram os golos do triunfo portista.
Mangala imperial nas alturas
O FC Porto entrou em campo com a ideia fixa de reduzir, à condição, a margem para o líder Benfica. O conjunto portista sabia que apenas uma vitória interessava diante de uma aflita Académica, também ela, a precisar de pontos para fugir aos últimos lugares.



No jogo 100 (em todas as provas oficiais) de James Rodríguez com a camisola azul e branca,El Bandido teve a companhia de Izmaylov e Jackson Martínez no ataque. Quanto a João Moutinho voltou ao seu lugar no meio-campo, após dois jogos pela seleção nacional.

Na primeira parte, o FC Porto dominou como quis uma Académica sem ideias e apática. Os dragões, sem pressionar muito, foram colecionando ocasiões de golo mas acabaram por ir a vencer para os balneários (apenas) por uma bola a zero.
Ao intervalo valia o golo de Eliaquim Mangala, golo esse apontado aos 16 minutos. O francês, mais forte e mais alto do que a defesa da Académica, foi ao 'segundo andar' cabecear para o fundo da baliza, após cruzamento perfeito de João Moutinho na direita do ataque.
Antes disso, o FC Porto viu ainda os ferros negarem mais golos. Aos 24', James bateu um livre mas a bola foi ter ao poste. Passados dois minutos, o mesmo James cruzou para Mangala levar a bola a 'beijar' os ferros.
Sem grande desgaste, os bicampeões nacionais passearam em Coimbra. De resto, a primeira (e única) jogada de real perigo do lado dos estudantes, na primeira parte, aconteceu aos 41 minutos; Wilson Eduardo bateu com força, após mau corte de Otamendi na defesa, mas a bola foi à figura de Helton.
No regresso dos balneários... a mesma toada. O FC Porto a gerir e a segurar uma Académica que apareceu, ainda assim, com outra atitude.
FC Porto a gerir, Académica 'sem pernas' no seu 40.º jogo oficial da época
A equipa de Pedro Emanuel, com mais ilusão, tentou o golo mas seria o FC Porto a fazer o segundo, aos 52'; Lucho assistiu magistralmente Danilo e o defesa brasileiro, de ângulo apertado, rematou a contar para o fundo da baliza de Ricardo.



A vencer por 0x2, o FC Porto podia ter feito o terceiro logo de seguida. Aos 55', Jackson Martínez falhou por milímetros a receção de bola, perdeu tempo de remate e permintiu ainda a João Dias retirar-lhe 'pão da boca'.

Daí em diante, os 5 mil 832 espetadores que marcaram presença no Estádio Cidade de Coimbra viram o jogo cair na pouca intensidade que já tinha. O FC Porto não permitiu qualquer reação à Académica no último quarto de hora e conseguiu mesmo ampliar a vantagem.
Aos 89 minutos, André Castro - que tinha entrado para o lugar de Defour - marcou num belo remate, de fora da área, de primeira. O menino formado nas escolas portistas colocou a bola no fundo das redes sem hipóteses para Ricardo. Este foi o primeiro golo de Castro na equipa principal do FC Porto.
Os bicampeões somaram, desta forma, a sua 18.ª vitória na Liga portuguesa e chegam-se mais ao Benfica, que entrará em campo daqui a pouco na Luz. Os azuis e brancos somam agora 60 pontos.
Já a Académica continua com os mesmos 21 pontos. Os estudantes continuam em zona de perigo na tabela mas fora dos lugares de descida.

in "zerozero.pt"



1 comentário:

Dragaoatento disse...

Olá!

Concordo com a sua análise

E mais, a mim parece-me que o James apesar de já ter jogador melhor do que no jogo anterior, ainda não estará na sua melhor forma.
O Moutinho por sua vez, jogou bem mas também me pareceu ter acusado algum desgaste.
Jackson idem aspas.
Realmente é o facto do Mangala não jogar contra o Braga cria alguma preocupação. Esperemos que o Maicon surja confiante e eficaz.
O Alex Sandro neste momento parece ser mais eficaz ofensivamente do que o Danilo. O qual marcou um bom golo, o que me leva a pensar que se calhar o homem é mais médio do que lateral

Abraço e boa Páscoa