quinta-feira, 14 de março de 2013

Vítor Pereira nem metade dos jogos ganha na Europa


Balanço profundamente negativo do trabalho do técnico no espaço da UEFA; até no saldo dos golos marcados vs. sofridos as contas lhe são cruéis


A conclusão parece óbvia. Unânime, talvez. O F.C. Porto desperdiçou em Málaga uma extraordinária oportunidade para voltar a estar entre os oito melhores da Liga dos Campeões. Algo que já não alcança desde a época 2008/09, quando caiu às mãos do ManUtd. 

Vítor Pereira volta a estar à mercê do escrutínio dos adeptos, pois os azuis e brancos partiram para esta eliminatória investidos do estatuto de favoritos. O que falhou? O que tem, aliás, falhado ao dragão europeu de Vítor Pereira?

Maisfutebol esteve a olhar para os números e a coisa não é famosa. Nada famosa. Em 17 jogos oficiais realizados em provas da UEFA, o F.C. Porto treinado por Vítor Pereira venceu apenas sete. 

Depois do horrível percurso na época 2011/12, culminada com o terceiro lugar no grupo da Champions e uma posterior eliminação pesada frente ao ManCity na Liga Europa, os dragões pareciam este ano destinados a algo definitivamente convincente. 

Errado. Os oitavos-de-final sabem a pouco e colocam no vermelho o balanço do trabalho de Vítor Pereira no espaço-UEFA. Em 17 jogos, o técnico nem metade ganhou e tem um saldo negativo no número de golos: 19-21. 

Não é de equipa grande. 

PONTOS ALTOS

a 23 de novembro de 2011, os dragões foram a Donetsk duplamente pressionados. Pela situação delicada na Liga dos Campeões e pela derrota imediatamente anterior em Coimbra, para a Taça de Portugal, por 3-0. Vítor Pereira vivia os seus dias mais dramáticos. A resposta em casa do Shakhtar foi forte e o F.C. Porto venceu por 0-2, com golos nos últimos dez minutos; 

a 3 de outubro de 2012, o novo-riquismo do PSF foi afundado por um golo de James Rodríguez, a sete minutos do fim. O Porto fez uma exibição convincente, com períodos de deslumbre, e mostrava capacidade para ombrear com os melhores da Europa. 

a 19 de fevereiro de 2013, os dragões venceram e convenceram na primeira-mão dos oitavos-de-final. A exibição, porém, não teve paralelo nos golos marcados. O triunfo por 1-0 viria a revelar-se demasiado magro para o jogo em Espanha. 

PONTOS BAIXOS

a 28 de setembro de 2011, tudo saiu mal aos bicampeões nacionais em São Peterburgo. O Porto até esteve a vencer, mas um ror de erros defensivos e a ridícula expulsão de Jorge Fucile levaram a equipa direitinha para o abismo. O 3-1 deixou os dragões em maus lençóis;

a 19 de outubro e a 1 de novembro de 2011, o F.C. Porto teve duas ocasiões para derrotar o frágil APOEL e desbaratou ambas. Empatou em casa e perdeu em Nicósia. O segundo jogo teve um final deprimente para os dragões. Fizeram o 1-1 aos 89 minutos por Hulk e ainda permitiram que os cipriotas fizessem o segundo golo no tempo de descontos; 

a 13 de março de 2013, a frustração tomou conta da equipa. Novamente uma expulsão (desta vez de Defour) ajudou a empurrar o avanço do adversário. O Porto chegou ao La Rosaleda como favorito e saiu de lá envolvido num mar de dúvidas e inibições. Vítor Pereira criticou a arbitragem. Não devia. Os dragões só se podem queixar de si mesmo; 

a 22 de fevereiro de 2012, o F.C. Porto quis inverter um resultado desfavorável e acabou goleado por 4-0 pelo City, em Manchester. 

FC Porto na UEFA com V. Pereira:

2011/2012

Barcelona-F.C. Porto, 2-0 (D), Supertaça Europeia
F.C. Porto-Shakhtar, 2-1 (V), Liga dos Campeões
Zenit-F.C. Porto, 3-1 (D), LC
F.C. Porto-APOEL, 1-1 (E), LC
APOEL-F.C. Porto, 2-1 (D), LC 
Shakhtar-F.C. Porto, 0-2 (V), LC
F.C. Porto-Zenit, 0-0 (E), LC
F.C. Porto-ManCity, 1-2 (D), Liga Europa
ManCity-F.C. Porto, 4-0 (D), LE

2012/2013

Dínamo Zagreb-F.C. Porto, 0-2 (V), LC
F.C. Porto-PSG, 1-0 (V), LC
F.C. Porto-Dínamo Kiev, 3-2(V)
Dínamo Kiev-F.C. Porto, 0-0 (E)
F.C. Porto-Dínamo Zagreb, 3-0 (V),
PSG-F.C. Porto, 2-1 (D)
F.C. Porto-Málaga, 1-0 (V)
Málaga-F.C. Porto, 2-0 (D)

TOTAL: 17 jogos (7 V, 3 E, 7 D)
19 marcados, 21 sofridos

~in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: