sábado, 27 de abril de 2013

F.C. Porto-V. Setúbal (antevisão): um teste à paciência



O momento:

F.C. Porto:
Vítor Pereira lembrou isso mesmo na antevisão do encontro: o F.C. Porto tem mais pontos que na época passada, mais golos marcados, menos golos sofridos. Melhorou, é certo, mas não chega para garantir a liderança na Liga. Resta a revolta pela arbitragem no derby e a espera. Uma longa espera por um percalço do Benfica, antes da visita ao Estádio do Dragão. Os adeptos desconfiam, o presidente demonstra maior pessimismo,o treinador repete a mensagem de esperança: cumprir a obrigação e esperar. Esperar. Um teste à paciência.

V. Setúbal:
O primeiro dos últimos. O triunfo frente ao Estoril, na jornada anterior, permitiu ao V. Setúbal dar um salto na tabela classificativa e fugir da linha de água. Nesta altura, a equipa de José Mota tem cinco pontos de vantagem sobre os penúltimos classificados e sete de desvantagem para o Rio Ave, que segue à sua frente. Ou seja, manter a posição é o cenário mais ambicionado e realista nas hostes setubalenses. A visita ao Dragão acarreta tremendas dificuldades mas José Mota foi o último treinador (então no Leixões) a vencer no reduto portista para o campeonato. Em outubro de 2008.

Principais ausências:

F.C. Porto: Maicon condicionado, Quiñones lesionado.

V. Setúbal: Miguel Loureço, Caleb e Danilo Alves condicionados.

Discurso direto:

Vítor Pereira: ««Tenho de me concentrar no campeonato, não estamos na Liga Europa. Não faço ideia se o impacto de uma derrota do Benfica é positivo ou negativo. Não controlo os jogos do nosso adversário, queremos é ganhar os nossos jogos. E num contexto que seja, como disse o meu homólogo do Benfica, limpinho, limpinho, limpinho. Mas limpinho daquela forma...não me parece que o adjetivo tenha sido utilizado com propósito. Não há muitas jornadas por disputar. Tanto na manutenção mas como no título, cada vitória tem de ser conquistada com suor, mas sem ansiedade. Temos de ser fundamentalmente uma equipa que mantenha os níveis de confiança fortes, transformar o sentimento de revolta em energia positiva, um sentimento de que as coisas têm tomado um caminho...não quero entrar por aí.» 

José Mota: «Recordo-me perfeitamente de lá ter ido vencer com o Leixões. Salvo erro foi a última vitória de um adversário do FC Porto no Dragão em jogos do campeonato. Foi um dia bonito. O FC Porto é muito forte e, no seu terreno, é quase invencível: há cinco anos que não perde. Teremos que ter as cautelas necessárias para contrariar o poderio ofensivo e toda a organização de jogo que o FC Porto tem.»

Histórico de confrontos:
Na Liga portuguesa, em jogos realizados no Estádio do Dragão, o F.C. Porto tem um registo de 54 triunfos em 64 confrontos. Mais de oitenta por cento de aproveitamento. O melhor que o Vitória de Setúbal conseguiu foram seis empates e quatro triunfos. O último resultado positivo remonta à temporada 2005/06. Nulo no recinto portista, frente à equipa então orientada por Co Adriaanse. Não sobra ninguém dessa altura. 

Equipas prováveis:

F.C. Porto: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Lucho González, Fernando e João Moutinho; James Rodriguez, Jackson Martínez e Christian Atsu; 

Outros convocados: Fabiano, Abdoulaye, Defour, Castro, Varela, Izmaylov e Liedson.

V. Setúbal: Kieszek; Pedro Queirós, Jorge Luiz, Kiko e Venâncio; Ney Santos, Paulo Tavares, Bruno Amaro e José Pedro; Pedro Santos e Jorginho.

Outros convocados: Fonseca, Amoreirinha, Bruno Gallo, Bruninho, Ricardo Horta e Makukula. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: