sábado, 11 de maio de 2013

Clássico das esperanças


É o jogo do título, mesmo que em termos práticos apenas o seja em pouco mais de 33 por cento. Se o Benfica ganhar, é campeão; um empate ou triunfo do FC Porto adia tudo para a última jornada, ainda que em condições diferentes. A igualdade deixa as águias na pole position, um triunfo azul e branco promove a troca de líder. Mas isto é a matemática do futebol. Na prática, um FC Porto x Benfica vai para lá dos números, entra na esfera da poesia da alma e subtrai razão para somar emoção.
E tanto o é que convive com a ambivalência, contradições que só a fé consegue explicar. Foi assim com o FC Porto, que pela boca – tão perto do coração - do seu treinador chegou a entregar o título ao Benfica, para logo depois o reclamar de volta assim que o líder tropeçou. Líder, que não deixando de o ser para lá do empate com o Estoril, virou a psicologia e entregou-a ao Dragão. É tudo uma questão emocional.
Líder de sorriso amarelo, azul de esperança
©Carlos Alberto Costa
Para o Benfica, ganhar no Dragão continua a dar acesso à festa em pleno recinto azul e branco. O que mudou foram as alternativas para a equipa de Jesus, que depois do empate com o Estoril ficou de sorriso amarelo no rosto. Um empate adia tudo para a receção ao Moreirense, na Luz, onde a águia terá nas duas «garras» o troféu maior; é só não o deixar cair.
O que mudou verdadeiramente com o empate frente ao Estoril foi a perspetiva em caso de triunfo portista, que levaria à mudança no trono da Liga e o passar de decisão do vermelho para o azul.
E é nessa premissa que se acredita na Invicta, ressuscitada após a jornada 28. A crença era ténue, moribunda pelas ruelas da cidade, até que o Estoril (colocado em causa antes da viagem à Luz) acendeu a luz ao fundo do túnel portista. Agora, o bicampeão passa a ter o destino nas mãos; é “só” ganhar ao Benfica que, à semelhança do FC Porto, ainda não perdeu nesta edição da Liga portuguesa.
Atsu de fora, Enzo em campo
Christian Atsu falha o jogo com o Benfica, ao contrário de Alex Sandro, que está recuperado de lesão e integra o elenco azul e branco. O ganês é ausência de destaque nas escolhas do treinador portista, por mera opção técnica, enquanto Maicon e Izmailov também falham a partida, mas por problemas físicos e por castigo, respetivamente. Por outro lado, os jovens Sebá e Kelvin foram chamados por Vítor Pereira.
Do lado encarnado, Jesus só hoje vai revelar a lista de convocados, mas há desde já uma certeza: Enzo Pérez, que estava em dúvida após a lesão frente ao Estoril, vai jogar o clássico, confirmação dada pelo treinador das águias na conferência de imprensa de lançamento do clássico.
A história dá vantagem ao FC Porto
O Benfica x FC Porto desta noite marca o 225º encontro entre as duas formações, com vantagem para os dragões nos 224 jogos anteriores. Os portistas venceram 86 jogos contra 83 vitórias encarnadas, com 55 empates nos restantes jogos. Se reduzirmos a análise aos confrontos na cidade do Porto (entre Antas e Dragão), o domínio portista ganha ainda mais expressão: em 103 jogos, o FC Porto venceu 62 e perdeu apenas 15, com 26 empates pelo meio.
in "zerozero.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

É hoje o dia D.
Temos a oportunidade única de dar um passo decisivo rumo ao Tri.

Temos de ser Porto, lutar com todas as forças, com arreganho, sem medo de meter o pé, e com o apoio da família azul e branca, iremos conseguir a vitória que nos permita encarar a última jornada, só a depender de nós para ser campeões.

Juntos venceremos!

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt