domingo, 19 de maio de 2013

Liga: só uma vez o líder perdeu o título na última jornada


Em 78 edições da Liga, são poucos os casos em que, como nesta temporada, a liderança da Liga mudou de mãos nas duas últimas jornada: eram sete, como o demonstra este trabalho, passaram a ser oito, depois do clássico do Dragão.

Mas entre as várias decisões ao sprint, que se estendem à última jornada, só por uma vez o golpe de teatro passou pela troca de líder ao cair do pano. Ou seja: desde a primeira edição da Liga, em 1934/35, apenas por uma vez a equipa que começou a última jornada na frente não terminou a Liga como campeão. Um dado encorajador para o F.C. Porto, antes da visita a Paços de Ferreira. Os intérpretes: Benfica e Belenenses. A temporada: 1954/55. Veja como foi:

1954-55: Benfica ultrapassa o Belenenses sobre a meta
O Belenenses entrou na última jornada com um ponto de avanço, mas a ter de receber o Sporting: no Campo das Salésias os azuis vencem por 2-1 ao intervalo, mas permitem o empate (2-2) do então tetracampeão, com um golo de Martins a quatro minutos do fim. Por seu lado, o Benfica vence em casa o Atlético (3-0). Acabam com os mesmos pontos mas com vantagem para os encarnados que, treinados por Otto Glória, e com Coluna e José Águas é campeão.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: