domingo, 19 de maio de 2013

Portugal vai parar: o melhor final de Liga de sempre



Este domingo, a partir das 18.30, Portugal vai parar: um pouco por todo o país, do Minho ao Algarve, com um salto à Madeira, chegam todas as decisões de uma época inteira de futebol. Antes de mais, F.C. Porto e Benfica lutam pelo título, claro: uma luta emocionante. Mas há mais, claro.

A única disputa fechada, aliás, é a da Liga dos Campeões: Benfica, Porto e P. Ferreira garantiram as três vagas. V. Guimarães garantiu uma vaga na Liga Europa, Rio Ave e Estoril lutam pela outra. No fundo, V. Setúbal, Gil Vicente, Moreirense, Olhanense e Beira Mar lutam jogam pela permanência.

Para que não se perca, o Maisfutebol explica-lhe tudo o que se joga em cada relvado.

P. Ferreira-F.C. Porto
O jogo da jornada: o P. Ferreira, já se sabe, ficará em terceiro lugar aconteça o que acontecer, O F.C. Porto, esse, joga o título. Se vencer, é campeão. Se empatar ou perder, precisa que o Benfica faça o mesmo resultado. Como dependem apenas dele, todos os olhos estarão na Mata Real.

Benfica-Moreirense
O Benfica precisa de vencer (qualquer outro resultado não serve) e esperar que o Porto perca ou empate. O Moreirense sabe que uma vitória lhe garante a permanência, enquanto o empate só serve se Olhanense e Beira Mar não ganharem e a derrota só serve se Olhanense e Beira Mar também perderem.

Gil Vicente-Estoril
O Estoril quer garantir o apuramento para a Europa e o Gil quer a permanência. Os canarinhos precisam de pontuar: perder também serve desde que o Rio Ave não ganhe. Já o Gil Vicente tem duas hipóteses: ganhar garante a permanência; empatar ou perder, desde que dois rivais entre Moreirense, Olhanense e Beira Mar não ganhem, também serve.

V. Guimarães-Rio Ave
O V. Guimarães já não tem objetivos grandes pelos quais lutar, ele que garantiu a Liga Europa via Taça de Portugal. Por isso o máximo que pode ambicionar é o quinto lugar: tem de ganhar e esperar que o Estoril perca em Barcelos. Já o Rio Ave, sim, tem um objetivo grande: a Liga Europa. Para isso tem de vencer e esperar que o Estoril perca.

Beira Mar-Sporting
O Sporting, já se sabe, vai ter a pior classificação de sempre. Na melhor das hipóteses conseguirá o sexto lugar, se vencer em Aveiro e V. Guimarães e Rio Ave empatarem. Já o Beira Mar joga a vida: tem obrigatoriamente de vencer e esperar que dois rivais diretos (Olhanense, Moreirense ou Gil Vicente) não ganhem para garantir a permanência.

Olhanense-Marítimo
O Marítimo não tem nenhum objetivo a perseguir para além da melhor posição possível: que seria um sétimo lugar, se ganhar e Sporting e Rio Ave não vencerem. Já o Olhanense luta por deixar os lugares de descida. Há duas formas: vencer e esperar que ou o Setúbal perca, ou o Gil Vicente perca ou o Moreirense empate; ou empatar e esperar que o Moreirense perca e o Beira Mar não ganhe.

V. Setúbal-Sp. Braga
O Braga tem a classificação definida: fica em quarto lugar. O jogo só servirá por isso para marcar a despedida de José Peseiro. Já o V. Setúbal precisa de assegurar definitivamente a permanência: pontuar garante de imediato a festa. Perder também serve, desde que Gil Vicente, Moreirense ou Olhanense (apenas um deles) não ganhar.

Nacional-Académica
Duas equipas que garantiram a permanência e não podem chegar à Europa. Jogam por isso para garantir o melhor lugar: o Nacional pode chegar ao sétimo, se vencer, o Rio Ave ganhar ou perder (não empatar), o Sporting perder e o Marítimo não ganhar. A Académica não pode subir acima do atual 11º lugar, mas pode baixar: se perder e o Setúbal ganhar.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: