quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Artur Jorge, Mourinho e Villas-Boas são exemplos a seguir por Paulo Fonseca em Viena

Paulo Fonseca tem uma relação especial com a Europa. No primeiro ano a trabalhar no principal escalão do futebol português comandou o Paços de Ferreira a um apuramento inédito para o play-off da Liga dos Campeões. Agora, depois de deixar os pacenses, vai estrear-se na prova mais importante de clubes mas ao serviço do FC Porto.

Mais um sinal desta relação especial. Quis o sorteio que Paulo Fonseca se estreasse na Liga dos Campeões pelo FC Porto em Viena, cidade de boas memórias para os azuis e brancos, que lá conquistaram a Taça dos Campeões Europeus em 1987, a primeira conquista europeia dos dragões.

No Estádio do Prater, hoje designado Ernst Happel, o FC Porto surpreendeu o mundo ao vencer o Bayern Munchen por 2x1, numa final em que esteve a perder por 1x0. Rabah Madjer, com o famoso calcanhar, e Juary anularam o golo inaugural dos alemães, apontado por Ludwig Kogl. Artur Jorge foi o treinador que levou os azuis e brancos à glória, conquistando o primeiro troféu internacional do clube.

Comparando o período dessa final de 87 com os dias de hoje o FC Porto é um clube diferente, essencialmente pelo respeito que conquistou no velho continente e no mundo. Um respeito alcançado através de títulos. Mais do que a Supertaça Europeia que conquistou diante do Ajax e das Taças Intercontinentais que venceu perante o Peñarol e o Once Caldas, que logicamente têm o seu valor e a sua história, as conquistas da Taça UEFA e da Liga dos Campeões, sob o comando de José Mourinho em 2003 e 2004, e da Liga Europa, pela mão de André Villas-Boas em 2011, serão para sempre lembradas pelos adeptos portistas.
A cidade de Viena e o Estádio do Prater também nunca mais foram os mesmos para o FC Porto, servindo desde então como uma espécie de talismã, ao ponto de no trajeto para as conquistas da Taça UEFA e da Liga Europa os dragões terem passado por lá e de terem ganho sempre.

 Em 2002/2003, na segunda ronda da Taça UEFA, o FC Porto foi a Viena e ao Prater para medir forças com o Austria Wien. O jogo terminou com uma vitória da equipa treinada por José Mourinho por 1x0, com um golo de Derlei.

Épocas mais tarde, em 2010/2011, os dragões regressaram à mesma cidade e ao mesmo palco mas para medirem forças com o Rapid Wien, num encontro a contar para a fase de grupos. O resultado final foi de 3x1, com Radamel Falcao a assinar um hat-trick a favor do conjunto orientado por André Villas-Boas.

Paulo Fonseca vai, por isso, estrear-se num palco de especial importância na história do FC Porto, sabendo também que os últimos treinadores dos azuis e brancos que por lá passaram e ganharam acabaram por conquistar a prova europeia na mesma época. Por isso, Artur Jorge, em 1986/1987, José Mourinho, em 2002/2003 e André Villas-Boas, em 2010/2011, são exemplos que o atual técnico dos dragões quererá certamente seguir nesta sua primeira experiência internacional.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: