quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Foi preciso um exército para o sniper paraguaio

Ex-benfiquista Derlis marcou o golo do Basileia no único remate à baliza dos suíços. Os dragões tiveram de suar para empatar, depois de um penálti por assinalar e um golo (bem) anulado

Comecemos pela conclusão: o empate do FC Porto, 1-1 em Basileia, é um resultado positivo para resolver a eliminatória a seu favor no Dragão. Paulo Sousa tinha avisado que os helvéticos iam criar muitos problemas à equipa portuguesa. Tinha razão. Apesar do claro domínio do jogo, os dragões sofreram muito para não saírem derrotados. Isto porque o Basileia conseguiu marcar cedo, logo aos 11 minutos. Os suíços não voltaram a rematar à baliza de Fabiano. E o FC Porto precisou de arriscar um exército inteiro para anular o golo do paraguaio, que com precisão de sniper quase derrotava o adversário num só tiro. Com muita paciência, e depois de várias peripécias, o empate lá chegou. De penálti, por Danilo.

A injustiça tinha sido atenuada. O lugar nos quartos-de-final está bem ao alcance da formação de Julen Lopetegui. Que voltou a não ter sorte na arbitragem em Basileia - depois daquela final da Taça das Taças em 1983/84. Isto porque Mark Clattenburg não viu um penálti claríssimo sobre Jackson, aos 31 minutos. Os dragões tiveram de continuar a dar o seu melhor, que quase sempre esbarrava na muralha defensiva montada por Paulo Sousa. Quando a bola entrou na baliza do Basileia, pouco depois do intervalo (48'), rematada por Casemiro, parecia que o mais difícil estava feito. Estranhamente, mais de um minuto depois, o árbitro volta atrás e anula o empate. A decisão é correcta pois Jackson e Marcano estão em fora-de-jogo e tapam a visão ao guarda-redes adversário, mas não é normal que isso aconteça tanto tempo depois da acção.
Valeu ao FC Porto que o juiz não estava distraído quando o veterano Walter Samuel cortou um cruzamento de Danilo com o braço. À segunda, os dragões conseguiram um penálti que o lateral direito marcou com mestria. Aconteceu à entrada para os dez minutos finais. Há muito que os suíços se focavam exclusivamente nas tarefas defensivas, beneficiando da pouca inspiração dos portistas nos momentos cruciais. Embora as ocasiões de golo não tenham sido assim tantas, o empate podia ter chegado mais cedo. Aos 65', por exemplo, quando Jackson falhou isolado frente a Vaclík.

TANTO BATE ATÉ QUE... Lopetegui tem tido a tendência para deixar Quaresma de fora nos jogos mais importantes. Em Basileia isso voltou a acontecer, com Tello escolhido para extremo direito. Os dragões entraram em cima do adversário, quiçá esperançados que um golo pudesse arrasar psicologicamente a equipa suíça; embora o domínio da bola fosse também consentido pelo Basileia. Os problemas chegavam nas imediações da grande área helvética, densamente povoada pela equipa da casa.

Sem espaço para rematar, o FC Porto teve o azar de sofrer um golo na primeira (e única) vez que os suíços alcançaram a baliza de Fabiano. O passe de Fabian Frei é fenomenal, a recepção e o trabalho de Derlis González até ao desvio final na cara de Fabiano não ficam atrás. O avançado paraguaio que o Benfica contratou e vendeu sem nunca ter vestido a camisola da equipa principal - foi utilizado nos juniores -, continua a fazer boa figura na Liga dos Campeões (terceiro golo na prova em sete jogos efectuados).

O golo derrubou por alguns minutos a equipa portuguesa, que perdeu o controlo do jogo. Mas o FC Porto acabou a primeira parte em cima do Basileia e começou a etapa complementar da mesma forma. A primeira arma de Lopetegui foi Quaresma, que não entrou tão bem como habitual. De qualquer forma, Brahimi há muito tinha deixado de ter o rendimento esperado. A bola foi rondando cada vez com mais frequência a área suíça, com o inevitável - o golo do empate - a acontecer.

O Basileia não deverá mudar muito a forma de jogar no Dragão, daqui a três semanas (10 de Março). O FC Porto parte em vantagem com o tento apontado fora mas terá de ter muito cuidado para não cair na mesma armadilha. Afinal, um remate pode chegar à equipa de Paulo Sousa para vencer a partida e a eliminatória. Porém, em condições normais, os dragões estarão naturalmente nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

in "ionline.pt"

Sem comentários: