quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Villas-Boas até exagerou: diferença para Mourinho é de um jogo


Os números dão razão a André Villas-Boas. O actual treinador do F.C. Porto respondeu esta quinta-feira a José Mourinho, com quem trabalhou anteriormente. O técnico português do Real Madrid comentou, esta semana, a escolha de Villas-Boas para o lugar de treinador dos dragões. Ao jornal «Record», Mourinho disse que já nada o «surpreende» no futebol e fugiu às comparações: «Eu quando fui para o F.C. Porto já tinha trabalho de campo feito, o que é bastante diferente.»


André Villas-Boas aproveitou a conferência de imprensa desta quinta-feira para responder. «Não sei quantos jogos ele fez, entre Benfica e Leiria, antes de chegar ao F.C. Porto. Se não temos os mesmos, ele tem mais 4 ou 5», atirou o treinador do F.C. Porto.

Ora, o Maisfutebol fez as contas e, afinal, o técnico dos dragões até exagerou. Descontando os jogos que Mourinho disputou como adjunto, mas que até podem estar incluídos no raciocínio do técnico do Real Madrid quando fala em «trabalho de campo» (Villas-Boas era apenas observador antes de assumir a Académica), a diferença é...um simples jogo.


Como treinador principal, José Mourinho realizou apenas um jogo a mais do que André Villas-Boas, antes de chegar ao F.C. Porto. Mourinho assumiu o Benfica, a sua primeira experiência como técnico principal, a 23 de Setembro de 2000. Nessa temporada realizou 9 jogos para o campeonato e um para a Taça UEFA, frente aos suecos do Halmstads. A 23 de Novembro, envergonhou o campeão Sporting com um triunfo claro por 3-0, mas, numa das semanas mais loucas de sempre do futebol português, acabou por deixar a Luz.

Iniciou-se, na época seguinte, um novo capítulo, em Leiria. A experiência na Taça de Portugal, a primeira de Mourinho como treinador, correu mal, com uma queda logo no primeiro encontro, às mãos do campeão Boavista. No campeonato, realizou 19 encontros e mudou-se para as Antas. Tudo somado e são 30 os encontros efectuados por Mourinho antes de assumir o F.C. Porto.

Villas-Boas fez 29. Estreou-se na Académica a 18 de Outubro de 2009, com um triunfo sobre o Portimonense, para a Taça de Portugal, por 2-1. Ainda viria a fazer mais um jogo, sendo eliminado nos penalties pelo Beira-Mar. A Taça da Liga, competição que não existia no tempo de Mourinho em Portugal, rendeu 5 jogos. No campeonato foram 22.



Os números de Mourinho:

Benfica

Campeonato- 9 jogos

Taça UEFA- 1 jogo

U. Leiria

Campeonato- 19 jogos

Taça de Portugal- 1 jogo

TOTAL: 30 JOGOS


Os números de Villas-Boas:


Académica

Campeonato- 22 jogos

Taça de Portugal- 2 jogos

Taça da Liga- 5 jogos


TOTAL: 29 JOGOS

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: