quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Villas-Boas: «A equipa tem que, obrigatoriamente, estar pronta»


André Villas-Boas antecipou nesta quinta-feira a Supertaça, garantindo que o F.C. Porto está preparado para vencer o Benfica, apesar das indicações menos positivas nos últimos jogos de pré-época.


«A disputa de um troféu é sempre importante para o F.C. Porto. Vamos entrar obviamente para ganhar. A partir daí tiraremos as ilações no pós-jogo. A equipa está forte, está a habituar-se a uma nova forma de jogar, a um novo líder. Mais tarde ou mais cedo, ou já, as coisas estarão como queremos. Encaramos o jogo com a certeza que estamos preparados para o ganhar», afirmou o técnico em conferência de imprensa.

A semana de trabalho foi «muito produtiva», notando-se, segundo o técnico, uma maior aplicação tendo em conta a aproximação do primeiro jogo oficial: «Foi uma semana de entrega total. Preparamo-nos para um jogo oficial, houve motivação total porque todos queremos jogar e a motivação extra foi ainda mais evidente. A equipa está pronta e tem que obrigatoriamente estar pronta.»

Villas-Boas falou de resto dos jogos de pré-época. «Tirei as coisas positivas e negativas dos jogos que ganhámos, e tirei as coisas positivas e negativas dos jogos que deixamos para trás em Paris, nunca fugindo à nossa análise interna, que é o mais importante», diz, dirigindo-se depois aos jornalistas: «A desconfiança é gerada por vocês.»

Sobre a pré-temporada do rival de sábado, poucas palavras. «O Benfica teve o seu percurso, nós tivemos o nosso. Participamos em torneios diferente, com adversários diferentes mas sempre jogos de preparação. Nós abordamos sempre esses jogos com a lógica de distribuição de tempo. A preparação dos outros não nos dizem respeito», sintetizou.

Por fim, André Villas-Boas não deixou grandes pistas sobre a utilização ou não de Ruben Micael (lesionado) e Raul Meireles (que ainda não jogou qualquer minuto) no encontro com o Benfica, lembrando que ainda falta um treino e o assunto será, depois, discutido, embora haja «uma ideia geral» na cabeça da equipa técnica.

«Mourinho fez mais 4 ou 5 jogos que eu antes de chegar ao F.C. Porto»

André Villas-Boas respondeu, esta quinta-feira, a José Mourinho, que, recentemente, numa entrevista ao jornal «Record» abordou a chegada do seu antigo observador ao comando técnico dos dragões. Na altura, José Mourinho afirmou que já nada o «surpreende» no futebol e criticou a escolha, lembrando o pouco trabalho de campo do actual técnico portista. Para além disso, o treinador do Real Madrid pediu para «não o compararem» consigo, uma vez que o seu tempo de trabalho antes de tomar conta da equipa do F.C. Porto não se resumia a poucos meses.


O actual treinador dos dragões entende que a postura de José Mourinho só vem corroborar o seu discurso. «Finalmente alguém concorda com uma coisa que tenho dito. Desde que cheguei a Portugal que me tento afastar da clonagem que me têm feito. Temos personalidades diferentes e formas de trabalhar diferentes e foi preciso ele comentar esse facto para se estar a falar disso agora», afirmou Villas-Boas.

Sobre a crítica ao pouco tempo de trabalho em campo, Villas-Boas foi taxativo: «Não sei quantos jogos ele fez, entre Benfica e Leiria, antes de chegar ao F.C. Porto. Se não temos os mesmos, ele tem mais 4 ou 5. Não me preocupa essa opinião.»

Villas-Boas quer substituir Bruno Alves «o mais rápido possível»

Com a partida de Bruno Alves para o Zenit, André Villas-Boas fica com um furo da defesa mas também no balneário. Para além de perder a principal referência defensiva da equipa, o técnico vê sair um verdadeiro líder do grupo, capitão de equipa e portador da mística do clube. Mas o cenário, segundo o treinador, não é preocupante.


«Não vejo que haja falta de liderança. O clube decide sempre quatro capitães para a época e assim vai continuar a ser. Para já, transitaram dois [ndr Mariano e Raul Meireles] e perdemos dois, o Bruno [Alves] e o Nuno Espírito Santo. A voz de liderança está sempre presente no balneário, porque é a voz do próprio clube. E dentro do campo acontece o mesmo», garante o técnico.

Villas-Boas falou também do sucessor de Bruno Alves. Nesta altura, o plantel do F.C. Porto apenas conta com Rolando, Maicon e Sereno para o lugar de defesa-central e o grupo vai, necessariamente, receber mais um elemento. Villas-Boas só espera que o dossier não se arraste.

«O perfil está estabelecido há muito. A prospecção e a análise do mercado é uma responsabilidade da estrutura técnica. Espero ter isso resolvido o mais rápido possível. Há nomes referenciados e vamos estudar isso», explicou.


in "maisfutebol.iol.pt

Sem comentários: