domingo, 12 de setembro de 2010

André Villas-Boas: "As duas melhores equipas até agora"

A forma efusiva como André Villas-Boas festejou, logo após o apito final, o triunfo demonstra na perfeição as dificuldades que os dragões enfrentaram. "Foi um jogo de grande intensidade emocional para as duas equipas. Duas boas organizações e duas equipas extremamente competitivas que são, para já, as duas melhores do campeonato, talvez só a par do Guimarães", começou por dizer. De resto, o treinador do FC Porto apreciou o modo como viu os jogadores reagir aos golos contrários. "Controlo emocional", repetiu, vezes sem conta ao logo do discurso. "Quando se sofre e se perde o controlo é grave e entra-se num jogo de transições que não é o nosso. Com a nossa calma e força, acabámos por conseguir resolver", explicou.

Pelo que se ouviu, esse foi o grande segredo do FC Porto. "Não teríamos ganho sem isso", afirmou, convencido. O adversário foi merecedor de elogios. "Foi um jogo de alta exigência, com um Braga extremamente motivado e com grande organização, principalmente em termos defensivos. Qualquer erro nosso potencia ataques perigosos. Demonstrou em Sevilha que é capaz de matar qualquer equipa em transições. Se não tivéssemos mantido o rigor e fôssemos ao encontro do público, em termos de pressa, podíamos ter sofrido o 2-0", reforça.

Contas feitas, André Villas-Boas leva sete vitórias noutros tantos jogos oficiais. O avanço para os mais directos candidatos já é interessante, mas o treinador põe água na fervura. Antes de mais porque, acredita, este "tem sido um começo anormal". "Os adversários mais directos têm sido penalizados em pontos", sustenta, pedindo atenção para outras equipas. "Quem diz que o Guimarães não faz o que o Braga fez na época passada? Temos de olhar para quem está mais perto e manter uma regularidade pontual. Se o fizermos em quatro/cinco jornadas poderemos aumentar a distância", sublinhou. "Podemos aumentar essa vantagem mas qualquer ponto reduzido para o FC Porto será um balão de oxigénio". Para dar mais força à tese, André Villas-Boas deu um exempo do Chelsea. "Tínhamos o Manchester United a 12 pontos e a coisa ficou feia. Terminámos com mais três ou quatro à frente. Se não foi exactamente assim, foi parecido", recordou. "É preciso manter a lucidez e continuar a pontuar. Temos um calendário que começa a apertar e só com grande lucidez e organização se continua a ganhar. Há deslocações muito importantes e difíceis fora", continuou. E a próxima é já à Choupana. "Há muito grande que perde pontos na Madeira", atirou, lembrando o Benfica.

Uma jornada onde há um clássico Benfica-Sporting. "Não me diz respeito", respondeu. Villas-Boas interessa-se, isso sim, pela "disciplina colectiva". Ainda que isso não o impeça de deixar uma palavra para Hulk, que terminou o jogo em dificuldades, mas sempre com grande vontade. "Corria o risco de rasgar. A atitude é de salientar", terminou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: