terça-feira, 14 de setembro de 2010

Liga: a análise da jornada 4

Este F.C. Porto conta de três em três. Desde que começou o campeonato tem sido assim, semana após semana. Vai embalado o dragão, sempre com o objectivo da reconquista do título em ponto de mira. E, esta semana, não só venceu como convenceu.

Praticando o melhor futebol que se lhe viu desde a conquista da Supertaça, o F.C. Porto teve no Sp. Braga o parceiro ideal para um bailado à moda do norte que encantou o país. Um jogo grande transformado num grande jogo, por duas equipas inteligentes, ousadas e recheadas de peças de calibre finíssimo. Sem dúvida os dois emblemas em melhor forma no campeonato. Caiu para o lado do F.C. Porto que, assim, cava, passadas apenas quatro jornadas, um fosso impensável: V. Guimarães a 4 pontos; Sp. Braga, Sporting e Académica a 5; Benfica, o campeão, a 9. Uma diferença que Villas-Boas se apressou a apelidar de «anormal».

Ora, a jornada arrancou, precisamente, com o jogo dos encarnados. Antevia-se complicada a deslocação a Guimarães e o golo de Edgar, ainda na fase inicial da partida, confirmou o diagnóstico. Depois, seguiu-se um leque de polémicas envolvendo Olegário Benquerença, o juiz do encontro, que abafaram por completo o triunfo vimaranense por 2-1, que até deu direito ao segundo lugar, e o facto de os encarnados apenas terem vencido um dos últimos cinco jogos oficiais, precisamente o único em que conseguiram estar em vantagem no marcador.


Entre a polémica de Guimarães e o espectáculo do Dragão, a fome em Alvalade. Fome de golos, claro está. O Sporting voltou a falhar compulsivamente na finalização e o resultado só não foi pior porque André Gralha viu alguma coisa no lance em que Jardel meteu a bola na baliza de Rui Patrício. O Olhanense, aliás, segue no restrito lote das equipas invictas ao lado dos dois primeiros e do Paços de Ferreira, que empatou na Madeira, com o Marítimo de Van der Gaag, em novo jogo com muitos casos envolvendo o homem do apito.

Destaques merecidos, ainda, para Académica, Portimonense e U. Leiria. Os estudantes despacharam rapidamente a Naval e voltaram aos triunfos depois do êxito na Luz na ronda inaugural. Estão no pódio ao lado dos Sportings, o lisboeta e o minhoto. Os algarvios somaram o primeiro triunfo frente ao lanterna vermelha Rio Ave. Êxito semelhante ao conseguido pelos leirienses frente a um Nacional que, após abater o Benfica, não voltou a somar qualquer ponto. A fechar a ronda, um nulo entre V. Setúbal e Beira-Mar a confirmar o rótulo para ambas as equipas: não atam, mas também não desatam.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: