terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ruben à espreita pela via europeia


Pode um jogador ir do 80 ao 8 num curto espaço de tempo? Pode e Ruben Micael é mais uma prova disso mesmo. De titular indiscutível com Jesualdo Ferreira, o madeirense passou a ser segunda opção com André Villas-Boas, tendo já comprovado que os caminhos para o onze estão cada vez mais difíceis de percorrer.

A concorrência é forte e, está mais do que visto, o novo treinador não é de mexer muito na equipa. Uma situação que só mesmo os jogadores podem inverter. Ruben está ciente disso mesmo e vê na Liga Europa o espaço competitivo ideal para regenerar-se e recuperar o estatuto de titular.

Esta é, contudo, uma história cujos contornos podiam ser bem diferentes, mas o médio deixou-se fintar pelo destino e, quando tudo fazia crer que iria manter a titularidade com Villas-Boas, eis que uma lesão no último jogo da pré-época (Bordéus) deitou tudo a perder. Belluschi agarrou o lugar e, face às boas exibições que tem rubricado, não voltou a perdê-lo. O madeirense fica contente pelo colega, mas isso não lhe retira a ambição. Ruben quer mais minutos e aposta forte numa prova com a qual tem uma ótima relação.

Decisivo

Foi na última edição da Liga Europa que o ex-Nacional mostrou as suas qualidades ao Mundo, tendo até convencido o FC Porto a avançar para a sua contratação. Nessa altura, criou bases que fazem que seja, neste momento, o melhor marcador do plantel nas competições europeias, à frente de Hulk (6) e de Falcão (5).

Antes de se transferir para o Dragão, onde viria a estrear-se na Liga dos Campeões, frente ao Arsenal, Ruben Micael tinha feito uma ótima campanha pelo Nacional na Liga Europa. Entre o playoff e a fase de grupos, apontou 7 golos nos 8 jogos que realizou. Manuel Machado nunca prescindiu dos seus serviços, mesmo tendo em conta que o jogador estava a fazer a sua estreia nas competições europeias e que, duas épocas antes, jogava no 3.º escalão do futebol português.

A Liga Europa surgiu, portanto, como um balão de oxigénio na ainda curta carreira do madeirense e, por isso, é perfeitamente aceitável que, agora, aposte forte nela para recuperar o tempo e o espaço perdido. Resta saber se André Villas-Boas lhe dará a oportunidade de redimir-se frente ao Rapid Viena, na próxima 5.ª feira. Não é certo que isso aconteça, mas a verdade é que a única titularidade que Ruben teve na corrente época foi contra o Genk, na 2.ª mão do playoff de acesso à frase de grupos. No primeiro jogo, na Bélgica, até participou num dos golos, ao ter assistido Souza. Não foi suficiente para convencer o treinador, que espera sempre mais dos seus jogadores. Voltará Ruben ao 80?

in "record.pt"

Sem comentários: