terça-feira, 14 de setembro de 2010

Trancar rapidamente os caminho da baliza

A caminhada do FC Porto, em 2010/11, está a ser fantástica. Todavia, André Villas-Boas não dorme à sombra de méritos passados e, já na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Sp. Braga tinha avisado que não entendia ter “uma equipa feita”, referindo-se concretamente ao trabalho sem bola: “Há aspetos defensivos onde me parece claro que podemos dar o salto.”

A realidade mostra que os dragões sofreram mais do que seria necessária nos dois últimos encontros no Dragão, consentindo 4 golos e abalando um pouco a solidez defensiva da etapa inicial da época. A força do ataque permitiu superar tanto o Genk (4-2) como o Sp. Braga (3-2), mas trancar rapidamente os caminhos da baliza de Helton será uma prioridade para a estreia na Liga Europa, contra o... Rapid Viena.

É que a formação pode ter perdido no domingo o dérbi da sua cidade, jogando em casa, mas fora torna-se bem mais perigosa. Que o diga o Aston Villa que, depois de empatar (1-1) na Áustria, foi surpreendido em Birmingham (2-3), sendo eliminado e abrindo caminho para a fase de grupos da Liga Europa aos homens de Peter Pacult.

Estabilidade

Na segunda eliminatória do playoff da Liga Europa, perante o Genk, o triunfo 0-3 na Bélgica deixou os azuis e brancos com uma tranquilidade acrescida. Todavia, houve dois cruzamentos para a área que apanharam o eixo da defesa em contrapé, com Sapunaru a ser o único elemento da defesa a ter nota positiva de Record.

Frente ao Sp. Braga, a equipa defendeu no bloco que agrada ao treinador, mas o livre direto de Luís Aguiar e a bomba de Lima, do meio da rua, escaparam aos planos. Como o croata Nikica Jelavic [entretanto transferido para o Glasgow Rangers] e respetivos companheiros também faturaram contra o Suduva (0-2), na Lituânia, e perante o Beroe (1-1), na Bulgária, romper o padrão do Rapid Viena é um desafio para Villas-Boas. De resto, note-se que, nos anos do tri de Jesualdo Ferreira, o FC Porto só sofreu 2 ou mais golos em casa por... três vezes. As 4 ocasiões da época passada foram uma exceção, pelo que a reafinação defensiva é crucial.

in "record.pt"

Sem comentários: