terça-feira, 14 de setembro de 2010

Linz: «Força do Rapid está no ataque»



Elogios à parte, o austríaco que esteve com um pé no Dragão espera triunfo azul...

RECORD – Marcou ao Rapid na última jornada. Esta é uma equipa ao nível do FC Porto?

ROLAND LINZ – O FC Porto é claramente favorito. Ganhou todos os jogos e fez uma grande exibição contra o Sp. Braga. O Markus [Katzer, defesa do Rapid] fez-me algumas perguntas e eu deixei-lhe os meus avisos quanto à excelente forma do FC Porto.

R – É um adversário a temer?

RL – O Rapid eliminou o Aston Villa, pelo que tem qualidade. Para eles, contudo, é mais fácil jogar em casa, onde para a Liga Europa contam sempre com cerca de 45 mil adeptos. No Dragão, penso que vão sentir dificuldades.

R – Que destaca no Rapid?

RL – Têm um excelente médio, que é o Hofmann, mas a força do Rapid está no ataque [o melhor da última liga austríaca, com 80 golos]. Apesar de terem perdido o Jelavic para o Rangers, continuam muito fortes e contrataram o Vennegoor of Hesselink, que é um jogador muito experiente.

R – Mas o FC Porto também se tem revelado muito forte no ataque...

RL – Evidente. O meu feeling é que o FC Porto vai pressioná-los muito e acabará por ganhar. Falcão é um excelente avançado, vejo vários jogos dele e é realmente espantoso aquilo que faz. Hulk está em grande forma. Tive o prazer de jogar contra ele e é, para mim, um dos melhores avançados a jogar na Europa. Já vi o golo que marcou ao Sp. Braga, mas toda a sua exibição foi brilhante.

R – Como está o ambiente em torno do Rapid?

RL – Há uma grande euforia. Já estão seis aviões cheios só com adeptos. De qualquer forma, não acredito em surpresas. Em Viena pode ser diferente, mas o Rapid não é tão forte a jogar fora de casa, apesar de ter ganho no terreno do Aston Villa.

R – Falou com alguém do FC Porto? Sente muitas diferenças relativamente à época passada?

RL – Falei com o Kieszek quando ele assinou. Fiquei muito feliz pela transferência, penso que ele pode ser um guarda-redes de topo e desejo-lhe sorte. Quanto à época passada, penso que o FC Porto teve azar. É uma das 20 melhores equipas da Europa, tem estruturas de topo e dirigentes de topo como Pinto da Costa e Antero Henrique. Para mim, seria um sonho jogar no FC Porto.

R – Mas isso esteve mesmo para acontecer, não foi?

RL – Antes do Europeu de 2008 estive muito perto de assinar. Cheguei a falar com o Antero e isso esteve perto de acontecer. Falámos de tudo, discutimos os termos todos, mas depois houve algo que falhou. Nem soube bem o que aconteceu, mas isso agora é passado, já foi há mais de dois anos. O que me disseram, na altura, foi que tinha havido problemas com o Sp. Braga. Foi pena, porque adorava ter a oportunidade de jogar naquele clube.

in "record.pt"

Sem comentários: