terça-feira, 14 de setembro de 2010

O quarteto fantástico do F. C. Porto


Na Banda Desenhada há o Quarteto Fantástico, no Dragão há quatro totalistas nesta época 100% vitoriosa. São eles: Rolando, Maicon, Álvaro Pereira e Fernando. Jogaram a tempo inteiro nas sete vitórias e só a convocatória de Otamendi ameaça alterar essas contas.

Quem joga atrás é quem mais ordena. Assim sucede no actual F. C. Porto. No ranking dos totalistas, a tabela é liderada por três defesas, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira, aos quais acresce Fernando, um centrocampista com missão de trinco. Cada um perfez os 630 minutos, correspondentes aos sete encontros, repartidos pela Supertaça, Liga e Liga Europa.

À parte dos imponderáveis, como sejam as lesões e os castigos, há uma novidade capaz de desfazer esse núcleo. A ameaça chama-se Otamendi, o central da selecção argentina que foi convocado para o F. C. Porto-Braga e não chegou a entrar, mas que, mais tarde ou mais cedo, tratará de confirmar as credenciais e o dinheiro que custou (quatro milhões de euros).

Na tabela dos mais utilizados, também com participação nos sete jogos, mas não a 100%, entram Falcao, João Moutinho, Sapunaru, Belluschi e Varela. Notas, neste lote, para a fixação de Moutinho, o leão que deixou Alvalade, e para a subida de rendimento de Belluschi, na segunda época no F. C. Porto, bem como a titularidade de Sapunaru, a tirar partido do sai-não-sai de Fucile e que terminou com a permanência do uruguaio, para agrado de Villas-Boas.

Falcao, outro dos elementos do restrito lote, é titular indiscutível e já leva quatro golos. Helton só não entra no elenco dos totalistas porque Beto “roubou-lhe” a baliza na recepção ao Genk (4-2).

Apontamentos, ainda, para Souza, que caiu no goto e é habitualmente suplente utilizado; também para o inevitável Hulk, já com sete golos marcados e dois jogos falhados, devido ao falecimento de uma sobrinha. Na cauda da lista dos futebolistas utilizados aparece Walter, só com um jogo e oito minutos em campo, mas com muito tempo pela frente para subir de estatuto.

in "jn.pt"

Sem comentários: