segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Barcelona de olho em Moutinho

João Moutinho é um dos jogadores seguidos pelo Barcelona. Segundo informações provenientes da Catalunha, o desempenho do médio no FC Porto não tem passado despercebido aos responsáveis blaugrana, mantendo-se, ao que garantiram a O JOGO, relatórios que, ainda segundo as mesmas fontes, já eram frequentes desde os tempos do Sporting.

A prática de manter os ficheiros actualizados é comum em qualquer equipa, mas o contexto para o regresso em força destas indicações sobre esta atenção dispensada a Moutinho é agora outro: o problema físico com Xavi, que só anteontem voltou aos relvados depois de uma paragem que deixou a equipa à deriva, tornou o meio-campo do Barcelona, assim como a necessidade de haver alternativas à altura do médio que guiou a Espanha às conquistas do Europeu e do Mundial, num assunto sensível. Guardiola reconheceu publicamente a importância de Xavi, comprovada no último jogo com duas assistências para golo, mas sublinhou também que terá de continuar com alguns cuidados na gestão física do médio, cujas queixas no tendão de Aquiles determinaram o afastamento recente e até a substituição nos minutos finais da última jornada.

É aqui que entra João Moutinho, incluído numa onda de especulações segundo as quais o Barcelona procurará alternativas nas próximas investidas de mercado, mas não necessariamente já em Janeiro. O espanhol Fàbregas foi, e continua a ser, apesar das inúmeras tentativas frustradas, a prioridade dos catalães, mas, precisamente pelas dificuldades impostas pelo Arsenal, o Barça vai pesquisando no mercado outras soluções que encaixem nos seus princípios de jogo, surgindo João Moutinho com um perfil do agrado de Guardiola: capacidade de pressão alta, precipitando os erros do adversário; polivalência no meio-campo; precisão no passe e também nos disparos de meia distância.

A atenção dispensada pelo Barcelona - que pode até nem ser única, porque João Moutinho habituou-se a ver o nome associado a listas de vários clubes quando ainda estava no Sporting - reflecte também o bom início de época no FC Porto, onde já é tido como peça nuclear do xadrez de Villas-Boas, e o regresso em força à Selecção.

Curiosamente, na última sexta-feira, os portistas comunicaram à CMVM a venda de 37,5 por cento do passe do médio à empresa Mamers B.V., a troco de 4,125 milhões de euros. E um dos pressupostos desse acordo passará, claro, pela expectativa de uma futura transferência de Moutinho.

Contratado ao Sporting por 11 milhões de euros, já com a metade do passe de Nuno André Coelho incluída nessa parcela, refira-se que os sportinguistas terão direito a 25 por cento do valor da mais-valia que os portistas venham a garantir numa futura transferência por valor superior a 11 milhões de euros.

A turma dos baixinhos...

O acompanhamento do Barcelona à carreira de João Moutinho é um facto curioso por vários motivos, incluindo este: medidas de alto a baixo, as principais referências do meio-campo do Barcelona, como são os casos de Xavi (30 anos) ou Iniesta (26), estão ao nível de Moutinho (24) pelo menos num ponto: a altura. Os três medem exactamente o mesmo - 1,70 metros. É improvável que esse seja o critério seguido por Guardiola para as contratações, mas não deixa de ser curioso...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: