segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sentido obrigatório

vitória em istambul é um objetivo essencial
 

Vencer todos os jogos do grupo foi definido como grande meta por Villas-Boas para concluir com nota máxima a segunda etapa da caminhada do FC Porto na Liga Europa. Até agora o objetivo tem sido cumprido com sucesso, mas os dragões vão enfrentar em Istambul o maior desafio até ao momento. Não que o Besiktas esteja num bom momento no campeonato (ocupa o 7.º lugar), mas sobretudo pela boa campanha a nível internacional dos turcos, repartindo com os dragões a liderança do grupo.

Mas um triunfo neste jogo significa muito mais do que ficar isolado à frente do Besiktas. A vitória é meio caminho andado para seguir rumo aos 16 avos-de-final, permitindo ao técnico gerir o grupo com outra tranquilidade nos desafios que se seguem na competição. Assegurado o apuramento o mais rapidamente possível, os azuis e brancos passam a concentrar toda a sua atenção num calendário nacional que exige todo o empenho do grupo.

Benfica e Sporting são os expoentes máximos de um percurso complicado, mas adversários como a União de Leiria, Académica e Paços de Ferreira já deram indicações de que podem complicar e muito a missão aos grandes. Villas-Boas sabe disso e não pretende facilitar, daí que a chegada aos 9 pontos na Liga Europa seja determinante para dar continuidade a um ciclo de vitórias que já ganhou forma com o Limianos.

Máxima potência

É certo que se tratou de um obstáculo menor, em comparação com o que por aí vem, mas permitiu à equipa seguir em frente na Taça de Portugal, fazendo descansar os seus principais jogadores. O grupo está na máxima força para a deslocação a Istambul. Villas-Boas conta com um onze reconhecidamente forte e passou a dispor também de mais alternativas válidas, como são os casos de Walter e Guarín, que se juntam a Ruben Micael, Fucile, Cristian Rodríguez ou Ukra.

A isso junta-se o facto de o FC Porto se dar bem nas deslocações à Turquia. Além das vitórias sobre o Besiktas e o Fenerbahçe, nos tempos de Jesualdo Ferreira, merece também referência o empate com o Denizlispor, em 2002/03, na caminhada que culminou com a conquista da Taça UEFA. Os sinais são positivos, faltando apenas uma confirmação à altura dentro das quatro linhas.

in "record.pt"

Sem comentários: