segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Walter fez história

Jardel, Pena, McCarthy, Jankauskas e Hulk foram os avançados que, nos últimos anos, marcaram três golos num jogo do F. C. Porto, só que nenhum deles o fez na estreia como titular. Walter conseguiu-o no jogo com o Limianos, mas Falcao voltará ao onze na Turquia.

Walter não esquecerá tão cedo o jogo oficial em que se estreou como titular do F. C. Porto. É certo que o adversário, o Limianos, era da 3.ª Divisão, mas a verdade é que, anteontem, sábado, o brasileiro fez história, ao tornar-se o primeiro avançado dos dragões, em várias décadas, a marcar três golos na partida de estreia no onze.

O dianteiro mostrou, neste encontro da Taça de Portugal, que tem qualidades para jogar na área (marcou o primeiro golo de pé direito, o segundo de pé esquerdo e o terceiro de cabeça), mas terá de fazer bastante mais para poder sonhar em tirar o lugar a Falcao, que voltará ao onze portista no jogo de quinta-feira com o Besiktas, na Turquia, a contar para a terceira jornada da Liga Europa.

Nos últimos anos, avançados como Jardel, Pena, Jankauskas, McCarthy e Hulk, este já na presente temporada, assinaram "hat-tricks" ao serviço dos dragões, mas nenhum de forma tão repentina. "Super-Mário" fez vários, entre 1996 e 2000, e até chegou a marcar sete golos num só jogo (todos na segunda parte, ao Juventude de Évora, numa eliminatória da Taça de Portugal, em 1997/98), mas na estreia marcou "apenas" um golo, no empate a dois entre F. C. Porto e V. Setúbal, na primeira jornada do campeonato de 1996/97.

Pena também se estreou em grande, com dois golos ao Paços de Ferreira logo na primeira vez em que vestiu a camisola azul e branca, na terceira jornada da temporada de 2000/01, mas faltou-lhe um para chegar ao feito de Walter. O lituano Jankauskas marcou um golo na estreia, na jornada de abertura da época de 2002/03 (empate a dois entre F. C. Porto e Belenenses), mas só assinou um "hat-trick" mais de um ano depois, nas meias-finais da Taça de Portugal de 2003/04, em Braga.

McCarthy marcou no primeiro jogo pelos dragões, curiosamente também a contar para a Taça de Portugal (2001/02), diante do Académico de Viseu, mas foi apenas na última jornada da época 2003/04, que consagrou o F. C. Porto como campeão diante do Paços de Ferreira (3-1), que o sul-africano fez três golos num jogo, um dos quais através de um fabuloso pontapé-de-bicicleta.

Na presente época, Hulk já marcou três golos numa só partida, na recepção ao Genk (4-2), a contar para o play-off da Liga Europa. O "incrível" ficou em branco na estreia, realizada em Agosto de 2008, no jogo de atribuição da Supertaça, que os dragões perderam para o Sporting.

in "jn.pt"

Sem comentários: