quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bater na tecla certa

farías serve de exemplo na taça das oportunidades
 

André Villas-Boas vai aproveitar o jogo de sábado (19 horas, no Estádio do Dragão), frente ao Limianos, para dar minutos de competição aos jogadores que têm sido menos utilizados neste início de época. Não é de forma alguma uma estratégia nova no clube, pois também foi utilizada durante as últimas quatro temporadas por Jesualdo Ferreira, mas olhando para esse passado recente há um jogador que surge em destaque e que servirá de exemplo para os menos utilizados do atual plantel. Falamos, pois claro, de Ernesto Farías.

El Tecla, que representa agora o Cruzeiro, viveu sempre na sombra de jogadores como Lisandro López e Radamel Falcão, mas conseguiu agarrar a Taça das oportunidades como ninguém, numa situação que lhe permitiu ser utilizado com maior frequência nos jogos a doer, fazendo sombra aos habituais titulares e deixando-os em risco de perder esse estatuto.

Agora, o que se pede a Walter é que seja o Farías da nova geração, mas a tarefa do brasileiro não será fácil. Basta ver que, em três épocas no FC Porto, o avançado argentino alinhou em 12 jogos da prova rainha, tendo apontado um total de 9 golos. Desta feita, Walter é quem tem a palavra, ele que está pronto a estrear-se a titular com a camisola azul e branca, na receção à equipa de Ponte de Lima.

Muito elogiado por André Villas-Boas na conferência de imprensa de antevisão ao confronto com o V. Guimarães, a verdade é que o Bigorna (alcunha do brasileiro) soma apenas 51 minutos de competição, distribuídos por quatro compromissos. Isto apesar das boas indicações que deixou nos jogos de preparação. Recorde-se que, na sua estreia, frente ao Bordéus, no Torneio de Paris, marcou logo 1 golo, tendo repetido a graça, e em dose dupla, frente aos Sub-19 do FC Porto, num jogo-treino disputado na anterior paragem dos campeonatos.

Em todo o caso, Farías não serve apenas de exemplo para Walter, mas também para outros atletas que não têm na finalização a sua principal qualidade, mas que também lutam por um lugar no onze. A oportunidade desejada está aí e só têm de a aproveitar.

in "record.pt"

Sem comentários: