quarta-feira, 13 de outubro de 2010

F. C. Porto vai dar tiro de partida para feito inédito


No sábado, frente ao Limianos (19 horas, Sport TV1), o F. C. Porto dá o tiro de partida para a reconquista da Taça de Portugal. Se Villas-Boas for bem sucedido até à final, conseguirá um feito único, pois nunca os portistas venceram o troféu por três vezes seguidas.

No historial do F. C. Porto na Taça de Portugal, entre os 15 troféus arrecadados, o máximo conseguido foi sair vitorioso em duas épocas consecutivas.

Assim aconteceu entre 1999 e 2001, com Fernando Santos ao leme, e triunfos no Jamor ante o Sporting e o Marítimo, sempre com o resultado de 2-0. Depois, o Sporting, já com Boloni, quebrou este ciclo azul e branco, ao derrotar o Leixões na final, por 1-0.

É certo que o F. C. Porto conseguiu ser finalista, por mais do que uma vez, em duas edições seguidas, mas nunca foi bem sucedido a 100%. A última vez que esta situação se verificou ainda contou com José Mourinho como protagonista. Em 2002/03, na época da conquista da Taça UEFA, o F. C. Porto ganhou à U. Leiria na final, por 1-0, mas na época seguinte, dias antes de se sagrar campeão europeu, em Gelsenkirshen, o mesmo Mourinho perdeu para o Benfica, de Camacho, no Jamor (2-1).

André Villas-Boas tem a oportunidade de fixar uma marca nunca antes vista no Dragão. "Bastará" dar seguimento às vitórias de Jesualdo Ferreira, que, sublinhe-se, levou os dragões à final da Taça de Portugal por três anos sucessivos. Perdeu a primeira para o Sporting, de Paulo Bento, por 2-0, mas redimiu-se posteriormente, com triunfos ante o Paços de Ferreira (1-0) e o Chaves (2-1).

A liderar a liga portuguesa e com tudo a favor para passar à fase seguinte da Liga Europa, Villas-Boas está bem lançado, embora seja prematuro para deitar foguetes, pois ainda nem sequer foi cumprido um terço da temporada. Consensual é o facto do F. C. Porto entrar como super favorito para esta terceira eliminatória da Taça, perante um acessível Limianos, da 3.ª Divisão. Se passar todas as etapas e sair por cima na final, em Maio de 2011, Villas-Boas quebrará mais um recorde no reino do Dragão.

in "jn.pt"

Sem comentários: