sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A dupla de ouro do ataque


Falcao e Hulk, a dupla do ataque do actual líder do campeonato português, foram distinguidos pela Direcção do FC Porto com a atribuição dos Dragões de Ouro para Atleta do Ano e Futebolista do Ano, respectivamente. Os dois avançados sucedem a Bruno Alves e Raul Meireles e vão receber os respectivos prémios na gala agendada para o dia 27 de Outubro, no Casino de Espinho.

Os prémios, recorde-se, são referentes à temporada 2009/10, a primeira de Falcao em Portugal. O colombiano marcou 25 golos no campeonato, ficando a apenas um do título de melhor artilheiro da prova, justificando mesmo assim a escolha como Atleta do Ano. Para Hulk, em contrapartida, a última época ficou marcada pelo castigo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga na sequência dos acontecimentos no túnel do Estádio da Luz aquando do Benfica-FC Porto que o manteve afastado dos relvados durante três meses. Uma punição que seria reduzida drasticamente pelo Conselho de Justiça da FPF, permitindo-lhe a participação nos últimos jogos da temporada. Recorde-se que desde o seu regresso à equipa, o FC Porto não voltou a perder, facto que terá justificado a sua escolha enquanto Futebolista do Ano.

Entre os restantes eleitos, destaque ainda para Rui Moreira, o presidente da Associação Comercial do Porto que recentemente abandonou o programa Trio de Ataque da RTP por desacordo com António-Pedro Vasconcelos, escolhido para receber o Dragão de Ouro para o Sócio do Ano. As modalidades amadoras do clube também estarão representadas na gala através dos campeões Hugo Laurentino (andebol) eleito Atleta de Alta Competição do Ano, Igneta Radevica (atletismo) escolhida como Atleta Amadora do Ano ou Henrique Magalhães (hóquei em patins) nomeado Atleta Revelação do Ano. Ljubomir Obradovic, treinador do andebol portista, foi eleito Técnico do Ano enquanto Alípio Jorge será distinguido com o Dragão de Ouro para Dirigente do Ano. A nadadora Marta Marinho (Atleta Revelação do Ano), o médico Nélson Puga (Quadro do Ano), o responsável pelo hóquei em patins André Lopes (Seccionista do Ano), Daniela Diogo (Funcionária do Ano), Helena Bastos (Dedicação do Ano) e D. Armindo Lopes Coelho a título póstumo (Recordação do Ano) encerram a lista de escolhidos para a edição deste ano dos Dragões de Ouro.

Ninguém vale tanto como ele

Hulk é o jogador mais valioso do campeonato. O brasileiro já marcou por seis vezes na prova - é o melhor marcador, com dois de diferença para Sougou, o segundo classificado -, fez duas assistências para golo e ainda participou directamente na construção de mais um. No total, o avançado está ligado a nove dos 11 golos que os portistas marcaram com ele em campo.

Hulk conseguiu estes números impressionantes em apenas seis jogos do campeonato, tendo falhado, até ao momento, a recepção ao Beira-Mar. Curiosamente, nessa partida referente à 2ª jornada, o FC Porto arrancou o melhor resultado da temporada (3-0 ao Beira-Mar). Mas há mais: Falcao também marcou os únicos golos do campeonato (dois) precisamente nesse encontro que Hulk esteve ausente por motivos pessoais. Dois pormenores que não invalidam a importância do brasileiro no excelente arranque de temporada do FC Porto.

Falcao, muito mais do que os (muitos) golos

Os 34 golos marcados em 43 jogos na época de 2009/10 valeram a Falcao o título de Atleta do Ano do FC Porto. O colombiano teve uma primeira temporada de grande nível em Portugal, tendo conquistado a admiração de todos, desde os adeptos até aos dirigentes do clube. Falcao tem revelado igualmente uma grande importância na estrutura da equipa, embora também seja considerado uma peça fundamental no balneário, razão pela qual já envergou, em algumas ocasiões, a braçadeira de capitão, apesar de ter pouco mais de um ano de clube. Este ano, Falcao arrancou menos pujante, apesar dos seis golos em 12 jogos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: