sexta-feira, 8 de outubro de 2010

La Gazzetta dello Sport

Primeiro foi a FIFA, depois o "Wall Street Journal", pelo meio ainda houve a presença de uma revista japonesa no Olival e agora é a "Gazzetta dello Sport". Multiplicam-se as referências a André Villas-Boas e ao percurso sem derrotas no FC Porto, mesmo que o empate em Guimarães tenha roubado a hipótese de igualar, ou até ultrapassar, o recorde de vitórias consecutivas. Apesar de tudo, a curiosidade continua. Aliás, para a "Gazzetta dello Sport", a reacção intempestiva do treinador portista no último jogo acabou por ser a peça perfeita que faltava ao puzzle, porque o texto está alicerçado numa comparação inevitável. Não é difícil adivinhar qual, mas cá vai. "Criticou o responsável pelos árbitros depois da expulsão de um jogador e presumíveis favores aos rivais. Faz-lhes recordar alguém?", questionava ontem, em jeito de remate irónico, o principal jornal desportivo italiano. A resposta à pergunta tinha sido dada logo no título do trabalho: "Villas-Boas, o novo Mourinho. O seu FC Porto continua imbatível."

A colagem, ou clonagem, mantém-se. Sem o toque cinematográfico do "Wall Street Journal", que havia sugerido Villas-Boas como Luke Skywalker, o herói da Guerra das Estrelas, e Mourinho como Yoda, o mestre de Luke na saga, a "Gazzetta" vai pelo mesmo caminho. Ainda sugere a tentação de o comparar com Guardiola, mas acaba por desistir. "Não ajuda o facto de não dar entrevistas e de transformar as conferências de Imprensa em teatralizações", escreve o autor.

Nada que possa afectar o ego de Villas-Boas. Afinal, se o "Wall Street Journal" o apelidava de "rapaz genial", a "Gazzetta" também carrega nos adjectivos e, no meio de um resumo de carreira para o apresentar melhor aos adeptos italianos, chama-o de "rapaz prodígio", lembrando que já no Inter tinha a fama de "especialista táctico".

Na base desta vénia italiana, além da curiosidade pelo fenómeno Villas-Boas, está outro facto sublinhado no trabalho. A par do Chelsea, em Inglaterra, os portistas contrariam a onda de líderes inesperados nos principais campeonatos europeus: Mainz é primeiro na Alemanha; Rennes está à frente no campeonato francês; Lázio surpreende em Itália e Valência lidera em Espanha. "A verdadeira excepção do FC Porto não é a classificação, mas o treinador". Nos comentários ao artigo, disponível na internet, já havia quem lhe adivinhasse, num futuro próximo, um lugar no Calcio...

Rapaz prodígio, diz a Gazzetta

O JOGO reproduz aqui ao lado o trabalho publicado ontem pelo jornal italiano, a dez dias de Villas-Boas ("rapaz prodígio") completar 33 anos, dado que também era assinalado no texto. A "Gazzetta dello Sport" identifica as inevitáveis semelhanças com... Mourinho.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: