quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"Se pedisse um boicote achavam-me maluco"

Apesar das muitas experiências que viveu no FC Porto, Pinto da Costa, que até é o presidente mais antigo de todos os clubes portugueses, nunca ponderou a possibilidade de pedir aos adeptos para deixarem de acompanhar a equipa nos jogos fora de casa. Posto diante dessa hipótese, posta em prática - como se sabe - pelo Benfica, o líder dos dragões respondeu a O JOGO que, sejam quais forem as condições, considera o apoio indispensável para o sucesso desportivo da equipa. "Nunca me passaria pela cabeça pedir aos adeptos para ficarem em casa", sublinhou.

Foi a 13 de Setembro que o presidente da Assembleia Geral do Benfica, Luís Nazaré, leu à Imprensa esse singular comunicado, no final de um plenário de todos os órgãos sociais. Nessa altura, o emblema encarnado pediu "aos sócios e adeptos do Benfica que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o Benfica realiza no Estádio da Luz, mas que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa. A nossa ausência será o melhor indicador da nossa indignação", referia o documento. Posição que Luís Filipe Vieira reafirmaria dias depois numa entrevista concedida à Antena Um e também numa carta dirigida aos sócios do clube da Luz.

Para Pinto da Costa não faz qualquer sentido pedir aos adeptos para se divorciarem da equipa, seja qual for a circunstância, conforme explicou a O JOGO à partida para Istambul, onde o FC Porto vai defrontar o Besiktas. "Quero sempre os nossos adeptos com a equipa, a apoiar em todas as ocasiões. Além disso, se o fizesse [se apelasse ao boicote aos jogos fora] toda a gente ia achar que estava maluco", atirou.

Curiosamente, dias depois das declarações de Vieira, o Benfica solicitou, oficialmente, os 2500 bilhetes a que tem direito para a partida no Estádio do Dragão, que se realizará a 5 de Novembro. Uma aparente contradição dos encarnados que motivaria uma explicação pública. "O jogo do Porto é o único que não cumpre os pressupostos em que assentou o pedido dos órgãos sociais. O FC Porto, com esta direcção, nunca se baterá pela verdade desportiva", referiu fonte da direcção encarnada. Com ou sem adeptos encarnados, é seguro que o Dragão estará cheio para mais um clássico que, para não variar, há muito começou a ser jogado fora das quatro linhas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: