terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dragão sem igual na Europa


Os dez pontos de avanço que o F. C. Porto possui sobre V. Guimarães e Benfica na liderança da Liga portuguesa não têm paralelo nos principais campeonatos europeus. A vantagem actual dos dragões é a excepção à regra num cenário de equilíbrio no resto da Europa.

Nas dez melhores ligas europeias da última década (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Turquia, Grécia e Bélgica, por esta ordem), cujo ranking foi divulgado ontem pela Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS), reina o equilíbrio na luta pelas lideranças. A excepção é mesmo o campeonato português, por culpa do sensacional rendimento do F. C. Porto nas dez jornadas já disputadas, muito superior ao do rival Benfica, que já está a dez pontos de distância.

De resto, em todos os campeonatos europeus que estão em andamento, apenas na Dinamarca há uma equipa, o Copenhaga, que possui uma vantagem maior do que os dragões no topo da tabela (15 pontos sobre o segundo classificado, o Midtjylland). Na Rússia, o Zenit pode sagrar-se campeão hoje, se derrotar o CSKA de Moscovo, e nesse caso passará a ter, a três jornadas do fim da época, 11 pontos de avanço sobre o Rubin Kazan.

Em Espanha, os dois primeiros classificados (Real Madrid e Barcelona) estão separados por apenas um ponto, a exemplo do que acontece em França (Brest à frente do Rennes), na Grécia (Olympiacos é perseguido pelo Panathinaikos), na Holanda (Twente lidera com vantagem mínima sobre o PSV) e na Turquia (Trabzonspor comanda, seguido de muito perto pelo Bursaspor). Em Inglaterra, dois pontos separam Chelsea e Manchester United, tal como sucede em Itália (Lazio à frente do Milan) e na Bélgica (Genk com vantagem sobre o Gent), enquanto que, na Alemanha, são quatro os pontos que o Borússia de Dortmund tem de avanço sobre o Mainz.

Nos campeonatos pertencentes ao "top-ten" da IFFHS, o F. C. Porto possui ainda a defesa menos batida, com quatro golos sofridos em dez jornadas, menos um do que Real Madrid, Chelsea, Inter e Olympiacos, ao passo que o ataque portista (25 golos) é superado pelos do PSV (39), Genk (37), Fenerbahçe (29), Dortmund, Real Madrid e Chelsea (todos com 27), embora os dois primeiros tenham mais encontros disputados do que a equipa treinada por André Villas-Boas.

Os dragões também fazem parte do lote de clubes ainda sem derrotas nos respectivos campeonatos, partilhando esse estatuto com o Real Madrid, Manchester United, Twente e Bursaspor.

in "jn.pt"

Sem comentários: