sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FC Porto: Analise individual

A Estrela: Hulk

Foi furando a defesa turca até à poupança

Só lhe faltou o golo para voltar a abater as águas negras de Istambul, o que seria o ensaio perfeito para o clássico com as outras águias. Para não fugir muito ao que tem sido este início de temporada, foi o portista mais perigoso em campo, uma seta virada para a baliza de Arikan. Desta vez, o Besiktas estava avisado e reforçou a marcação ao brasileiro, obrigando-o a constantes trocas de flancos. Mas num lado ou no noutro, Hulk foi sempre capaz de encontrar espaços ou de os "inventar" com as suas fintas. Começou a actuação com um livre directo que obrigou Arikan a uma defesa difícil. Seguiram-se duas iniciativas individuais com remates cruzados. Aos 18', isolou Falcao com um passe fantástico. Já na segunda parte, na jogada mais bonita do FC Porto, apareceu na cara do guarda-redes, procurou batê-lo com um toque subtil, mas o turco conseguiu desviar a bola com o ombro. Saiu aos 63', porque Villas-Boas quis reequilibrar o meio-campo após a expulsão de Rodríguez e porque no domingo o FC Porto vai precisar de todo o seu potencial no clássico com o Benfica.

Helton 5
Ainda se estava a colocar entre os postes e já Bobô lhe aparecia isolado pela frente, obrigando-o a sair e tirar a bola dos pés do brasileiro com grande mestria. A partir daí, só teve de intervir em cruzamentos e agradecer aos ferros por terem devolvido dois remates dos turcos com o jogo empatado. No golo de Nihat nada podia fazer.

Fucile 6
Concentrado e com muito trabalho na primeira parte por causa das investidas de Bobô. Grande corte no chão aos 32' impedindo que o brasileiro rematasse, repetindo a dose aos 73' ao evitar o segundo dos turcos. Mostrou muito pulmão na parte final no apoio ao ataque.

Rolando 5
Algo apático na abordagem a alguns lances em que podia ter afastado o perigo com tranquilidade. Em todo o caso, não comprometeu tendo melhorado na segunda parte quando o Besiktas apertou.

Otamendi 7
Assumiu o comando das operações com classe num excelente regresso à titularidade. Apostou na antecipação e saiu-se bem, ganhando muitos lances que procurou, de imediato, transformar em contra-ataques. Num deles, assistiu Falcao que viria a ganhar a grande penalidade.

Álvaro Pereira 6
Começou em baixa rotação, provavelmente por ser o jogador em campo com mais minutos nas pernas e porque há um clássico à porta. Mas não lhe faltou atitude, terminando bastante avançado no campo, arrancando vários cruzamentos. Ao contrário do encontro de Istambul, não teve grandes dificuldades para controlar Nihat, apesar do golaço do turco.

Guarín 6
Assumiu o papel de Fernando e começou mal, entregando de bandeja uma bola a um adversário em zona proibida. Não acusou o erro e foi subindo de produção quer na ajuda aos centrais, quer no apoio ao ataque. Grande passe a isolar Rúben Micael.

Belluschi 6
Alternou momentos de grande inspiração - com passes de calcanhar - e algumas más entregas. Andou mais recuado do que o habitual, fruto das alterações efectuadas por Villas-Boas. Saiu mais cedo não por causa do clássico, mas porque era preciso mais músculos no meio-campo.

Rúben Micael 6
Tal como Belluschi teve uma noite oscilante. Agressivo na pressão, recuperou algumas bolas, mas nem sempre definiu os lances da melhor forma. Aos 79' surgiu isolado, levantou com enorme classe a bola por cima de Arikan e fez um golo que o árbitro não validou por considerar que Gulum tirou a bola antes de esta passar a linha. O madeirense até já corria para junto do banco para festejar.

Rodríguez 3
Além de pouco ou nada ter acrescentado ao ataque do FC Porto - apareceu a espaços e fez apenas um remate - perdeu a cabeça aos 60' quando reagiu a uma entrada mais dura de Uzulmez e viu o segundo amarelo. Dois minutos depois, o Besiktas empatou. Villas-Boas disse que não o vai castigar por isso, mas a equipa foi mesmo penalizada.

Falcao 7
Só marcou de grande penalidade, arrancada por si, mas dispôs de mais ocasiões para marcar. Primeiro foi Gulum a antecipar-se, depois perdeu tempo de remate na cara do guarda-redes. Esteve a um metro de fazer um golo de antologia aos 28' quando, de costas para a baliza, procurou fazer um chapéu a Arikan. Na segunda parte, isolou Hulk com um toque precioso e lutou sozinho contra a defesa turca, após a expulsão de Rodríguez.

João Moutinho 5
Reacção de imediata de Villas-Boas à expulsão de Rodríguez, com o reforço do sector intermediário. Grande corte num contra-ataque dos turcos.
Souza 5
Reequilibrou a zona mais defensiva do meio-campo, actuando ao lado de Guarín e travando o ímpeto final dos turcos.

Walter -
Dez minutos em campo, sem grandes intervenções ou qualquer remate.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: