sábado, 6 de novembro de 2010

Fernando no clássico só com um milagre

Fernando vai mesmo falhar o clássico de amanhã entre o FC Porto e o Benfica. Nesta altura, ou seja, a poucas horas do grande jogo da jornada 10, as possibilidades de recuperação do médio brasileiro são tão remotas que só uma espécie de milagre acelararia a reabilitação a tempo de poder ser incluído no onze.

Ontem, até houve uma ligeira evolução no programa de trabalho delineado para Fernando. Depois das sessões de tratamento e de ginásio do início da semana, o médio realizou treino condicionado e no final ainda passou pela sala de musculação. Todavia, o prognóstico não é nada favorável à recuperação. Fernando, recorde-se, sofreu uma lesão na coxa direita no jogo da última jornada do campeonato, em Coimbra - o clube não especificou o problema -, sendo obrigado a abandonar o relvado ainda durante a primeira parte. Na altura, a uma semana de distância do jogo, a ideia dominante foi a de que era possível recuperar a tempo. Contudo, aos poucos os responsáveis portistas foram-se apercebendo que não era bem assim.

Apesar de o clube ter dito apenas que Fernando sentiu dores na coxa direita, sabe-se que a lesão é de cariz muscular. Logo não é aconselhável uma recuperação acelerada pela necessidade de jogar, que poderia colocar em risco os próximos compromissos do FC Porto.

Tudo leva a crer que André Villas-Boas vai ficar privado de um dos jogadores mais importantes na manobra da equipa. Basta ver que até ao jogo de Coimbra o médio brasileiro era um dos totalistas no campeonato, um registo que agora deixou nas mãos de Helton, Rolando e Álvaro Pereira. Com mais 90 minutos somados na Supertaça, precisamente com o Benfica, o médio brasileiro apenas foi poupado em alguns jogos da Liga Europa e na Taça de Portugal.

O problema do treinador com a ausência de Fernando tem que ver com a eventual quebra de processos da equipa, habituada à capacidade de recuperação de bolas do médio-defensivo e, ao contrário das últimas épocas, à participação na construção de jogo. Aliás, esta foi uma das coisas que André Villas-Boas mudou na forma de jogar do FC Porto. O trinco, no caso Fernando, não se pode limitar a recuperar bolas, devendo sair a jogar ou fazer passes. E Fernando está mesmo a interpretar as ideias do treinador.

Guarín mantém-se no onze em prova de fogo

A confirmar-se a ausência de Fernando no clássico do Dragão, Villas-Boas tem, basicamente, duas opções no plantel para colmatar a baixa de um dos jogadores mais importantes: manter Guarín no onze ou apostar em Souza. Tanto um como o outro têm rodagem na posição 6 e argumentos a favor e contra. O mais certo é que o técnico portista opte pelo colombiano, mais experiente do que o brasileiro, mais habituado ao ambiente fervoroso dos clássicos nacionais - já participou em três com o Benfica desde que assinou pelo FC Porto. Além disso foi ele o escolhido na partida da Liga Europa com o Besiktas na quinta-feira, tendo Souza ficado no banco de suplentes. Desde que foi titular contra Os Limianos que o médio contratado ao Vasco da Gama perdeu o fulgor que tinha conquistado no início da época.

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Amanhã espera-se um grande jogo de futebol.
O Benfica tem vindo a melhorar ao longo das últimas jornadas, mas continua a demonstrar debilidades nas laterais defensivas.
Para explorar essas debilidades, esperamos ter o nosso tridente ofensivo (Hulk/Falcao/Varela) bem oleado, e sempre bem servido por Belluschi e Moutinho.
É uma contrariedade grande Fernando não jogar, ele é preponderante nos equilíbrios defensivos da equipa. Guarin será à partida o titular natural, embora Souza possa ser também um jogador a ter em conta.
Vai estar um bom ambiente no Dragão, com o estádio lotado.
Do árbitro espera-se uma boa arbitragem, sem casos e que no final vencedores e derrotados saiam sem razões de queixa.

Luís Filipe Vieira na última semana calou-se e ainda bem, pois andava muito enervado, a marcar reuniões no MAI, a ameaçar as gentes do Porto etc.
Mas eis que LFV saiu-se hoje com esta frase instigadora em Lousada «Casas do Benfica são o BRAÇO ARMADO do clube».
Só soube hoje que o Orelhas esteve no meu concelho. Deve ter sido recebido em apoteose pela elite benfiquista aqui da zona, o Tónio Manquinho, o Tónio Canhão, o Zé que não tem o céu da boca etc
Depois de na época passada o Dr. Colaço apelar a que pegassem em armas, isto é preocupante. Espero que não hajam problemas entre adeptos, isto não passa de um jogo de futebol, mas depois destas declarações, tudo pode acontecer. Pena não ser quem instiga os ódios, a vítima da violência gerada pelas suas afirmações.

Este jogo ainda nada resolve, pois restam muitas batalhas até conquistarmos o título, mas estou com esperança que o Porto esteja ao melhor nível e leve de vencida o Benfica.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/