sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"Falcao até chorava quando não o deixavam jogar"

Falcao é filho de Radamel, que também escreveu a sua história como futebolista profissional. Na Colômbia envergou a camisola do Santa Fé de Bogotá, Unión Magdalena, Tolima, Bucaramanga y Júnior de Barranquilla. Também passou por quatro clubes da Venezuela, sendo o Deportivo Táchira o mais destacado. Mas a sua vida não era marcar golos, mas sim evitá-los. "Era um defesa muito forte. Quando comecei a jogar, era elegante, gostava de sair com a bola dominada, não gostava do futebol de pontapé para a frente, até que chegou a época de Zubeldía e Bilardo ao futebol colombiano e começámos a jogar com um líbero, e um central de marcação a perseguir o avançado contrário por todos os lados. Na altura, o que ditava a sobrevivência do defesa na equipa era que impedisse, ou não, que o avançado marcasse golos. Não tardou a aparecer um futebol mais físico, de força, faltas e artimanhas", recordou o pai de Falcao a O JOGO. O filho é que não lhe seguiu os passos na defesa, herdou a paixão pelo futebol e a facilidade em praticar desporto. Radamel conta que também foi muito bom basquetebolista. "O meu filho herdou a minha capacidade de salto, por isso é que é tão bom a jogar de cabeça", comenta, orgulhoso. Mas Falcao podia, hoje, ser basebolista e uma das figuras mais populares da Venezuela, se não fosse a decisão firme do seu pai.


Impôs-lhe que seguisse os seus passos?

Já quando era futebolista desejava que o meu filho também o fosse. Sempre disse aos meus companheiros que se tivesse um rapaz ele ia ser jogador profissional. Por sorte, desde pequeno, o Falcao sempre gostou de futebol, comecei a levá-lo aos jogos ainda antes de ele andar, atirava-lhe a bola para ele cabecear e ganhou-lhe o gosto. Em Santa Marta andava o dia todo descalço a jogar com os amigos e regressava a casa a chorar. Dizia: "papá, dói papá!", porque jogava sobre o pavimento com os pés descalços e acabava por cortar os dedos. Assim foi crescendo, não tardando a jogar "futevólei" com os meus companheiros. Mas quando cheguei à Venezuela comprei-lhe uma bola de futebol, umas luvas de basebol e de boxe. "Alguma destas modalidades terás de praticar", disse-lhe.

E o que é que ele respondeu?

Foi-se habituando a ir aos treinos de futebol com a luva e o bastão de basebol e foi praticando as duas modalidades. Nessa altura, o Falcao não sabia receber uma bola, não sabia bater, nem nada, e um dia levou com uma bola no nariz e os outros miúdos fizeram pouco dele, dizendo que não sabia jogar. Chegou a casa a chorar e pediu-me para que lhe ensinasse a jogar basebol. Estive três horas a explicar-lhe como se agarrava no bastão, como se punha a luva, como se recebia e se batia uma bola, ensinei-lhe alguns movimentos e ele aprendeu. Pediu-me para jogar basebol e levei-o a um treinador. Disse-me para o deixar e que conversava comigo depois. Quando o fui buscar, disse-me que era bom e rapidíssimo, que chegava muito rápido à base. Continuou com o futebol e o basebol até ser pré-seleccionado para a selecção de basebol do escalão dele. Mas na altura não quis que ele fosse, preferia que ele representasse a Colômbia.

Mas a jogar futebol...

Acontece que ocorreu algo curioso na Venezuela, porque também o queriam levar à selecção de futebol da Venezuela e eu disse que não, que tinha de fazer a sua carreira na Colômbia.

Quer dizer que aí sempre se inclinou para o futebol?

Tinha muita facilidade para o desporto, mas o futebol era o que mais gostava. Uma vez joguei pelo Deportivo de Táchira, um encontro da Copa Libertadores, contra o Flamengo. O Falcao tinha 5 ou 6 anos e antes desse encontro iam jogar umas crianças de 10 ou 11 anos. De repente, estávamos a preparar-nos para entrar para o aquecimento e ele apareceu no balneário a chorar, dizendo que também queria jogar e que não o deixavam. Tive de sair e ir falar com o treinador dos miúdos para que o deixassem jogar, mas eles não queriam, porque ele era muito pequeno. Mas ao fim e ao cabo, acabaram por deixá-lo jogar e até golos marcou.

Sempre quis ser avançado, ou preferia ser defesa como o pai?

Não. Entre companheiros da mesma equipa sempre dizíamos a brincar que se tivéssemos um filho ele iria ser avançado, porque são os que ganham dinheiro. Os defesas não. Depois fui-lhe incutindo que ser avançado é que era bom.

Pelos vistos saiu-se bem, mais parecido com Falcao do que com Radamel...

Sim, é verdade. Ele sempre quis ser avançado e adora marcar golos.

"Só pensa em continuar a marcar golos e ganhar títulos"

A vontade que Falcao tem desde pequeno ainda é a mesma, quando se prepara para festejar 25 anos. Primeiro fez golos na Argentina, com a camisola do River, mas explodiu em Portugal, desde que conquistou o seu lugar na equipa do FC Porto. Já ninguém fala da saída de Lisandro López, apenas desfrutam dos gritos do colombiano, que recebeu a visita do pai há um mês. "Fiquei muito feliz por poder comprovar o carinho que têm por ele adeptos, dirigentes e companheiros de equipa. O FC Porto é um clube muito grande e a boa temporada que fez foi decisiva para facilitar-lhe a vida para que hoje esteja contente no FC Porto."


Surpreendeu-o a quantidade de golos que marcou em 2010?

O rendimento dele é bom, porque não lhe falta nada e está à vista o resultado do que alcançou com confiança e tenacidade por lutar pelos seus objectivos. Ele próprio disse que a adaptação foi muito rápida, até graças ao futebol argentino, que lhe foi útil para ganhar confiança e integrar-se rapidamente. Foi impressionante, porque ele estava mentalizado para a saída para o futebol europeu, que era o que mais queria. Cumpriu o seu sonho.

Os adeptos do FC Porto já o veneram como faziam os do River...

Sim, graças a Deus, pelo trabalho que tem feito com os seus companheiros, todos o tratam bem. O FC Porto tem avançados muito bons, como Hulk e Varela e os seus médios são dotados de uma técnica impressionante. Tudo isso contribuiu para facilitar-lhe a vida, tem-no ajudado a marcar muitos golos e levado a equipa a liderar o campeonato. Esses golos todos serviram para que os adeptos ganhassem um carinho muito especial por ele e até já lhe cantam o nome das bancadas.

Adaptou-se rapidamente à cidade também...

Ele teve a sorte de sair da Colômbia aos 14 anos e todo o sacrifício por que passou em Buenos Aires serviu para que agora não estranhasse à chegada ao Porto. Está habituado desde criança a estar fora de casa.

Em relação ao futuro dele, o que é que pode acontecer agora?

O que sei é o que tenho lido nos jornais. Ele não dá importância a essas coisas, para isso ele conta com o seu empresário. Só quando ele disser que existe alguma coisa é que vão conversar. Para já só lhe tem dito para não dar importância ao que se tem escrito, porque são coisas da Imprensa. O Falcao está muito bem no FC Porto, tem contrato e não tem pressa de sair. Bem pelo contrário, sente-se muito bem e é feliz no Porto, que hoje é a sua casa. Por isso, ele só pensa em continuar a marcar golos e tem muita vontade de conquistar títulos.

Só Messi e Ronaldo marcaram mais em 2010

O ano de 2010 vai ficar gravado a letras douradas na memória de Falcao, que conseguiu marcar 43 golos com a camisola do FC Porto, desde Janeiro. O avançado colombiano nunca tinha concretizado tantas vezes, de tal forma que se juntou ao que de melhor se vê a nível internacional. Só mesmo Messi (61) e Cristiano Ronaldo (49) conseguiram "facturar" mais vezes em 2010, cabendo a Falcao fechar o pódio com distinção. O colombiano já manifestou a vontade de passar mais natais como este e, pelos vistos, está no bom caminho, porque já leva 18 golos esta temporada, somadas todas as competições em que participou. Aliás, com a camisola azul e branca, Falcao leva já 52 golos, mais do que suficiente para se dizer que, ao assinar pelo FC Porto, o colombiano explodiu, mas que o seu pai, Radamel (ver peça em baixo), justificou com a qualidade dos jogadores da equipa de André Villas-Boas, que não deixam faltar nada ao avançado e que o colocam sempre nas melhores condições para continuar a marcar.

Podia ter-se chamado Oleg Blokhin

"Sempre admirei o futebol brasileiro, depois da selecção de 1970 com Tostão, Rivelino, Clodoaldo, Pelé, Jairzinho... Depois apareceu a equipa do Mundial'82, com Zico, Júnior e Falcao, que era um jogador que admirava muito pelas suas características. Era um futebolista muito dotado tecnicamente e que jogava de cabeça erguida, elegante. Foi então que disse que se tivesse um filho teria o mesmo nome." Quatro anos antes de ser pai, Radamel Garcia já sabia como ia chamar o seu filho. Em meados de 1985, soube que o pequeno estava a caminho e teve algumas dúvidas. "Havia outro jogador de que gostava: Oleg Blokhin, o russo, e ainda pensei em pôr-lhe esse nome. Também havia o Zico e o Júnior, mas preferi Falcao. Carmenza, minha mulher, perguntou-me se o íamos chamar Roberto Falcao e eu respondi que não: primeiro Radamel, por mim, que também era futebolista, e por Falcao, pelo grande jogador brasileiro que tinha sido", conta Radamel pai, ele que acabou por baptizá-lo Radamel Falcao Garcia Zárate, que 24 anos depois, não se cansa de marcar golos com a camisola do FC Porto.

Falcao pode perder três jogos

Falcao ainda não saiu do departamento médico, onde recupera de um problema muscular que resultou do jogo com o Paços de Ferreira. De acordo com a avaliação efectuada, e embora a situação não pareça grave, é muito provável que o jogador ainda tenha mais uma a duas semanas de cuidados pela frente. Traduzindo em jogos, El Tigre falha a recepção ao Nacional para a Taça da Liga, já este domingo, e fica pelo menos em dúvida para os dois compromissos seguintes, com o Marítimo (campeonato) e com o Pinhalnovense (Taça de Portugal), até que o problema muscular, que beneficiou da paragem recente do campeonato, seja reavaliado. Este é, de resto, um mês cheio de compromissos para o FC Porto, mas o facto de ter cinco jogos em casa consecutivos até ao próximo dia 19 de Janeiro (Nacional, Marítimo, Pinhalnovense, Naval e Beira-Mar) pode ajudar Villas-Boas a gerir a condição física de Falcao.
Por outro lado, isso significa que Walter deverá ter continuidade no ataque. O brasileiro é, de resto, a única alternativa de raiz a Falcao, facto que tem alimentado algumas especulações de mercado sobre a hipótese de o FC Porto recrutar um avançado para enfrentar o que falta da temporada...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: