sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Falcao e Walter vão ter companhia

Dragões vão contratar ponta-de-lança. Éder, da Académica, ou Lima, do SC Braga, são nomes que circulam. Mas há a possibilidade de ser um craque que já foi muito falado...

O FC Porto vai contratar mais um ponta-de-lança e o anúncio pode acontecer nos próximos dias. Falcao e Walter vão ter a companhia de mais um artilheiro que até pode estar a actuar no campeonato português. Villas Boas já definiu com a administração quem é o craque a contratar e, agora, é só fazer o resto do trabalho... A contratação até pode envolver a cedência de um jogador portista.

A possibilidade de um bom negócio foi sempre um item em aberto nesta questão do reforço do plantel. Villas Boas ainda há duas semanas afirmou que não é apologista disso, a não ser que seja efectivamente uma mais-valia para o plantel, como aconteceu, e citamos, «com o Rúben Micael na última temporada, que foi importantíssimo enquanto não se lesionou».

Aparentemente, o FC Porto nem precisaria mesmo de ir ao mercado, mas foi sempre salvaguardada a possibilidade de um bom negócio. Ao que A BOLA apurou, o assunto pode acelerar para um final feliz dentro dos próximos dias. Quem é o homem? Esse é um segredo que os portistas guardam muito bem, e têm razões para esse secretismo, porque a política tem dado resultados, e o melhor exemplo disso foi a contratação de Radamel Falcao, que também era desejado pelo Benfica, hoje um dos goleadores mais apreciados no futebol e que traz os gulosos milionários de olhos em bico. E esse negócio de Falcao, sempre liderado por Antero Henrique, o director geral do FC Porto, foi feito na horinha, muito em segredo, e com uma habilidade negocial que deixou a concorrência sem poder de reacção.

Éder na lista

Podemos estar realmente em presença de uma situação muito similar à de Falcao, pelo menos no que toca aos contornos do negócio... Um nome que já tenha andado pelos jornais, se calhar apontado a outros clubes, com grande destaque até. Há dois nomes, no entanto, que começam a circular. Um deles é o de Éder, avançado da Académica de Coimbra, e que até já foi falado em tempos, quando Kléber, do Marítimo, deixou de ser hipótese devido a uma ruptura negocial e já depois de o atleta ter dado conta do seu contentamento por ir assinar pelo FC Porto. André Villas Boas tem em grande consideração Éder, com quem trabalhou na última temporada, e o nome do jogador foi, pelo menos, motivo de muitas conversas entre portistas e academistas. Esta pode ser a hora de Éder, que completou 23 anos anos no passado dia 22.

As relações dos dois clubes não eram as melhores deste mundo, mas o que de mau havia pode ter sido aliviado com a contratação de Jorge Costa - que acabou, no entanto, por só receber um jogador, Addy, mas em troca de Emídio Rafael - e a escolha agora de José Guilherme para substituir o Bicho, pelo menos, não altera o quadro. 

Lima é que era

Há ainda outro nome que provoca a tentação dos dragões. Lima, avançado brasileiro do Braga, uma das grandes figuras da equipa. Adquirido ao Belenenses por 250 mil euros, o ponta-de-lança esteve na cogitação dos portistas, particularmente de Jesualdo Ferreira, que sugeriu a contratação do atleta, na última temporada. 

Neste caso, as boas relações entre bracarenses e dragões pode facilitar as negociações, se for essa a escolha dos portistas, mas já se sabe que Salvador também não é fácil de virar nestas situações... Lima não está na lista de saída, mas... é uma questão de números.



in "abolapt"

Sem comentários: