segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

F.C. Porto pondera contratar avançado

O F.C. Porto está atento ao mercado e o mês de Janeiro poderá ser aproveitado para contratar um avançado capaz de entrar na luta com Walter para ser alternativa a Falcao. O brasileiro Diego Maurício, do Flamengo, está referenciado pela SAD azul e branca.


Comprar de forma cirúrgica, sim, vender os jogadores principais do plantel, não. É esta a postura do F. C. Porto no mercado de Inverno, cuja janela estará aberta durante o mês de Janeiro. Pinto da Costa disse, há dias, que André Villas-Boas não lhe pediu reforços, mas o treinador poderá mesmo receber uma prenda de Ano Novo para o ataque.
Na primeira metade da época, Walter foi a única alternativa a Falcao para a posição nove, depois de falhada a tentativa de fazer chegar Kléber (Marítimo) ao plantel portista, mas essa será uma opção curta, em função da exigência dos compromissos que os dragões terão nos cinco meses que faltam até terminar a temporada. Para além de ganhar o campeonato, o grande objectivo de 2011, a equipa de Villas-Boas tentará chegar muito longe na Liga Europa, tendo ainda a Taça de Portugal e a Taça da Liga para disputar.

No Brasil, o nome do avançado Diego Maurício, de apenas 19 anos, é apontado como possível reforço dos dragões, sabendo o JN que o jovem formado no Flamengo está referenciado pela SAD azul e branca. Maurício foi uma das revelações da última edição do "Brasileirão", com cinco golos marcados em 16 jogos, e está convocado para o campeonato sul-americano de Sub-20.

Esse é um factor que não joga a favor da sua contratação imediata pelo F. C. Porto, mas que não a torna impossível, até porque o jovem brasileiro será sempre uma alternativa para o futuro, e não um jogador com a responsabilidade de ser titular a breve prazo.

O dono indiscutível do lugar no ataque portista é Falcao, só que os golos que o internacional colombiano tem marcado nos últimos meses, em Portugal e na Europa, devem torná-lo irresistível para um dos "tubarões" europeus no final da época - e é nessa perspectiva que se poderá colocar a hipótese de o F. C. Porto contratar, de imediato, um avançado jovem,   com tempo para se adaptar às exigências do Dragão.

Titulares à prova de propostas

No sentido inverso, é garantido que Villas-Boas não perderá nenhum dos habituais titulares em Janeiro. Nos últimos dias, a imprensa inglesa tem insistido no interesse do Manchester City em Hulk, sobretudo no caso de Tévez abandonar a equipa de Roberto Mancini nas próximas semanas, mas o contrato do avançado brasileiro, válido até 2014, está protegido por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, quase impossível de ser batida.
Por outro lado, a SAD portista veria com bons olhos uma proposta tentadora por um dos elementos menos influentes do plantel, como é o caso do uruguaio Rodríguez, para o qual a porta de saída não está, nem por sombras, completamente fechada.
Outras saídas em aberto, mas por empréstimo, são as de Castro e de Ukra, pretendidos por vários clubes portugueses, como o Braga, a Académica ou o Olhanense, e até estrangeiros. Numa perspectiva de acompanhamento mais pormenorizado das carreiras dos dois jovens formados no clube azul e branco, o mais provável é que, se forem de facto cedidos, isso aconteça a clubes nacionais do escalão principal.

in "jn.pt"

Sem comentários: