quarta-feira, 30 de março de 2011

Clássico: sabe quantas vezes o F.C. Porto ganhou na Luz?

«Dragões» têm mais seis vitórias na Liga e uma no total das competições


Há um empate técnico entre F.C. Porto e Benfica no que diz respeito a vitórias no terreno do rival, para a Liga. São 12 para cada lado. Para alcançar o objectivo de fazer a festa do título na Luz, neste domingo, o F.C. Porto teria de desempatar este equilíbrio histórico.

Jogos, ao todo, são 218, 153 dos quais para a Liga. Há uma vitória a mais para os dragões e mais golos marcados para os encarnados.

Vamos por partes. O total de clássicos, somados Antas/Dragão, Luz e terreno neutro, é 218. O F.C. Porto venceu 83, o Benfica 82 e registaram-se 53 empates. Os encarnados têm, no entanto, mais 34 golos marcados do que o rival do Porto: 353 contra 319.

Na Liga, a vantagem dos azuis-e-brancos é mais clara: 59 triunfos contra 53, e 41 empates. Os lisboetas voltam a ter mais uma vez vantagem no número de golos apontados: 246 (156 em casa e 90 fora) contra 229 (156 em casa e 73 fora). Destes totais, destaque para o que é conseguido no reduto do rival. O Benfica ganhou 12 vezes na Invicta, o F.C. Porto outras tantas vezes na Luz. Empate total. Os dragões ganharam 47 jogos dentro de portas, enquanto as águias somaram 41. Houve 18 empates em casa dos portistas e 23 na dos encarnados.

No que diz respeito às outras competições, realce para uma grande superioridade do Benfica na Taça de Portugal (20 vitórias, sete derrotas e cinco empates), ao contrário do que acontece na Supertaça, onde o F.C. Porto tem mostrado muita força (13 vitórias, cinco derrotas e sete empates). 

Verificou-se apenas um jogo para a Taça da Liga, curiosamente a final da época passada, vencida pelos encarnados, e o longínquo Campeonato de Portugal fechou com vantagem para os dragões: (quatro vitórias e uma derrota).

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: