quarta-feira, 30 de março de 2011

Villas-Boas dá nega ao Roma

O projecto de reformulação do Roma - clube em vias de ser adquirido por investidores americanos, à cabeça dos quais se destaca Thomas DiBenedetto, um italo-americano - poderia incluir também André Villas-Boas, mas, segundo escrevia ontem o jornal "Il Mattino", o treinador do FC Porto já terá feito saber que a resposta a um convite seria negativa: não, não e não.

Villas-Boas era, ainda de acordo com a mesma notícia, o preferido de Franco Baldini, actualmente a trabalhar com Fabio Capello na selecção inglesa, e apontado como futuro responsável do futebol da equipa romana, mas o futuro próximo passa, sem qualquer sombra de dúvida, pela continuidade no FC Porto, a já apelidada cadeira de sonho, onde está prestes a concretizar um sonho maior ainda: o de ser campeão pelo clube de que é adepto.

Na próxima época, o objectivo de Villas-Boas passa por cimentar o estatuto de principal revelação, competindo agora sob os holofotes da ambicionada Liga dos Campeões. Em todo o caso, mesmo sem a publicidade da Champions, o técnico portista não se pode queixar do impacto que a carreira assumiu e, sendo certo que dificilmente admitirá em público qualquer abordagem ou o conhecimento sequer de que alguma tenha sido feita, a verdade é que isso pouco importa para o caso. Indesmentível é que o nome dele circula a alta velocidade em meios de comunicação de, pelo menos, dois dos maiores mercados futebolísticos: Itália e Inglaterra. É o melhor golpe publicitário (ainda por cima sem pagar...) que alguém poderia desejar. E, mais do que o Roma, que é apenas mais um a juntar a uma lista que nos últimos meses já incluiu também Inter, Juventus, Chelsea, Liverpool, André Villas-Boas justifica a notícia precisamente por isso mesmo: por ser notícia frequente como suposto candidato a assumir os destinos das mais diversas equipas.
Com mais um ano de contrato a ligá-lo ao FC Porto - e com a certeza anunciada por Pinto da Costa a O JOGO, em Dezembro último, de que não escaparia ao convite para renovar - André Villas-Boas já prepara há muito a próxima temporada, seguindo a filosofia portista de as preparar antecipadamente. Iturbe e Kelvin são reforços anunciados nesse novo plano, trabalhado em cima dos mais diversos cenários que podem ser ditados pelo mercado.

A boa carreira dos portistas na Liga e na Europa não abre apenas os apetites em relação ao treinador, tornando igualmente apetecíveis jogadores como Hulk, Falcao, Rolando ou Álvaro Pereira. O FC Porto não prescindirá de todos em simultâneo, obviamente, mas, dependendo do que ditar o mercado, prepara-se para a eventualidade de ter de cobrir algum desfalque ditado por uma proposta irrecusável.

5

Clubes associados a Villas-Boas nos últimos meses: Roma, Juventus, Chelsea, Liverpool e Inter.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: