terça-feira, 29 de março de 2011

Guarin: "Falcao entende os meus passes"

Guarín está em grande, Falcao também e a selecção da Colômbia agradece. Os dois marcaram na vitória (2-0) frente ao Equador, com o médio a reivindicar ainda o mérito de ter oferecido um golo a Falcao, o segundo do encontro particular. O passe de Guarín, arrancado da zona central do terreno, esburacou a defesa adversária e deixou isolado o avançado, que teve apenas de contornar o guarda-redes antes de assinalar o regresso aos golos pela selecção. Depois desse jogo, realizado em Madrid, os elogios à dupla portista têm-se sucedido, não só na Colômbia - definitivamente rendida à dupla do FC Porto -, mas também de Espanha, de onde surgem notícias de clubes interessados na contratação de Guarín. O médio prefere, no entanto, destacar o bom entendimento com Falcao no relato detalhado do segundo golo da partida. "Foi uma grande jogada. A selecção do Equador deu mais espaço na segunda parte e sei que o Falcao faz muito bem as diagonais... Ele entende os meus passes, como ficou demonstrado naquele momento, tendo depois concluído o lance como tão bem o sabe fazer", explicou.

Guarín foi ainda considerado o melhor jogador em campo, transportando para a selecção as sensações de felicidade que tem vivido no FC Porto. Aliás, até repetiu os festejos das partidas mais recentes que realizou em Portugal. "Estou muito feliz por ter marcado nos últimos cinco jogos. É um grande momento. A verdade é que são os golos que nos trazem as maiores alegrias no futebol. Mas, agora, há que continuar da mesma forma, porque isto não termina aqui." O golo, esse, surgiu de fora da área, embora tenha trocado a força que habitualmente aplica nos remates, por uma execução técnica de grande qualidade. "Foi de livre. Percebi que tinha espaço para meter a bola por fora da barreira, com efeito, e felizmente entrou".

A Colômbia repete hoje o encontro amigável, desta vez frente ao Chile, precisamente o último adversário de Portugal. A partida realiza-se em Haia, às 19h45, e deverá voltar a ter a dupla do FC Porto no onze inicial. No entanto, o seleccionador Hernán Darío Gómez ainda não tinha anunciado a equipa, admitindo-se, na Imprensa colombiana, algumas mudanças, mas apenas por uma eventual gestão do estado físico de alguns jogadores.

Um esquema para ele

A Colômbia jogou, em Madrid, no mesmo esquema que André Villas-Boas utiliza no FC Porto. Falcao ficou colado no centro do ataque, acompanhado por dois alas, enquanto Guarín jogou sobre o lado esquerdo do triângulo central do meio-campo, que foi reforçado com Abel Aguilar (trinco) e Carlos Sánchez (médio-centro). Desta forma, o avançado jogou mais perto da área, o que nem sempre aconteceu na selecção, enquanto Guarín teve a oportunidade de integrar muitas vezes os lances ofensivos da equipa, quando no passado quase se limitava às tarefas defensivas. O próprio médio reconheceu que esta nova fórmula lhe oferece mais soluções e protagonismo. "É um esquema que me dá mais liberdade para jogar e a alegria de poder acompanhar o ataque com maior frequência. Fico a ganhar com este esquema e acredito que isso ficou demonstrado nesta partida", explicou.

Trabalhar para a Copa América e para o... Mundial no Brasil

Depois da vitória sobre o Equador, Guarín foi um dos jogadores mais procurados pela Comunicação Social colombiana. O médio falou sobre a sua prestação, mas também destacou a "boa exibição" da equipa. "Estou muito contente. A Colômbia mereceu aquele triunfo. Trabalhámos muito e bem, estivemos sempre disponíveis, realizámos um grande jogo colectivo a ainda marcámos dois golos lindos", afirmou, antes de enumerar o que se segue: "Estamos a melhorar e temos os nossos objectivos bem definidos: fazer uma boa Copa América e conseguir a qualificação para o próximo campeonato do mundo."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: